Diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Texto publicado em 21/01/2011 - 04:56
Transporte aéreo de cargas se recupera da crise econômica
por Caroline Aguiar *
 



Foto: www.d24am.com 

Muito se fala em caos aéreo, mas o que se ignora é que, nos mesmos terminais de passageiros, há também a movimentação de cargas. Em 2010, nos Terminais de Logística de Carga da Rede Infraero foi registrado um recorde histórico de movimentação decargas. Mais de 1,1 milhão de toneladas foram transportadas, superando 2009 em 38,2%, e 2008, até então o melhor ano em movimentação, em 21%.
Do total de produtos, 516 mil toneladas vieram das importações, 310 mil, das exportações e 313 mil de cargas nacionais. Em entrevista ao PortoGente, o superintendente de logística de carga da Infraero, Ednaldo Pinheiro Santos, comenta sobre os volumes decarga movimentada e como a crise de 2008 afetou o setor.
PortoGente - Quanto da produção nacional é transportada por aviões? 
Ednaldo Pinheiro - Em termos de peso, a participação do modal aéreo no transporte de cargas gira em torno de 1% a 2%. No entanto, por se tratar de transporte de cargas de alto valor agregado e perecíveis, as exportações pelo modal aéreo, em valores, atingiram 5%, enquantoas importações chegaram a 20%.
 
Quais tipos de cargas podem ser transportados pelo modal aéreo?
O transporte aéreo, por sua agilidade e segurança, é recomendado para mercadorias de alto valor agregado, pequenos volumes e encomendas urgentes, como por exemplo: amostras, diamantes, instrumentos de óptica, produtos farmacêuticos e mercadorias perecíveis, como frutas e flores. Os Terminais deLogística de Carga da Rede Infraero estão preparados para receber diferentes tipos de carga: carga viva (animais), carga valiosa, outras cargas que requerem armazenamento em temperaturas diferenciadas, esquifes, entre outros.
De acordo com o relatório de 2009 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o volume de cargas internacionais transportadas por avião diminuiu. Já no território nacional,houve variação nos trechos, mas a maioria deles sofreu diminuição. Qual a explicação para essa redução? 
Em 2009, houve uma queda na movimentação de cargas em relação a 2008. Isso está relacionado à crise econômica mundial. Todavia, é importante ressaltar que o comércio exterior brasileiro foi afetado de forma geral, atingindo todos os modais, não só o aéreo. No entanto, em 2010 esse cenário foimodificado, uma vez que atingimos a marca de movimentação de 1,1 milhão de toneladas de cargas nos Terminais de Logística da Rede Infraero.





















 

Você está em: E-Civil » Artigos Técnicos 
Compartilhe: [pic][pic][pic][pic][pic]

A Importância do Transporte Marítimo no Brasil

Por Engº Cristiano Cecatto *
Um dos modais mais importantes para a indústria e alogística no Brasil, o transporte marítimo ainda não tem todo o seu potencial devidamente utilizado. Sua importância está diretamente ligada a intermodalidade, à geração de novos empregos, ao aumento na movimentação de cargas no país e ao fortalecimento do setor de logística no mercado nacional. Apesar de todas as dificuldades que enfrenta - com portos ainda inadequados, burocracia e altastarifas, para citar apenas algumas - o setor movimenta mais de 350 milhões de toneladas ao ano. Fica fácil imaginar o quanto este número pode melhorar se houver uma preocupação e um trabalho efetivos para alterar este quadro.
É triste explicar como um país cujo litoral é de 9.198 km e que possui uma rede hidroviária enorme, ainda não explore adequadamente o transporte marítimo. É óbvio que oinvestimento necessário para otimizar e modernizar este sistema é grande e que a movimentação de cargas por ele não tem a mesma velocidade do transporte aéreo ou ferroviário. Mas são 16 portos com boa capacidade, com destaque para os de Santos (SP), Itajaí (SC), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Paranaguá (PR) e Vitória (ES). Existem ainda duas hidrovias para o transporte fluvial no interior do...
tracking img