Diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1428 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

NOME DO ALUNO (A)

SHIRLEY DE CHAVES GAIO













trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
EIXO TEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS



















Guarulhos
2012


NOME DO ALUNO (A)


Shirley de Chaves Gaio














trabalho interdisciplinarINDIVIDUAL
EIXO TEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS












Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.
Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos eOkçana Batini.
Tutora eletrônica: Claudia Veque Irias
Tutor(a) de sala:





Guarulhos 2012
Introdução


I. Esse trabalho falará sobre o trabalho do professor, seus métodos de ensinos, e como os alunos podem aprender melhor.




































O Trabalho do Professor

Alunos mais velhos falam quegostam de uma professora porque ela tem didática, outros falam que gostam de aprender com ela. Isso quer dizer é que essas professoras tem um modo acertado de dar aula, ou, ensinam bem.
A maioria dos professores tem como principal objetivo do seu trabalho conseguir que seus alunos aprendam da melhor forma possível. Quando entra na sala de aula o professor tem consciência de suaresponsabilidade em proporcionar aos alunos bom ensino.
Os professores mais tradicionais contentam-se em transmitir a matéria que está nos livros. O mais comum é o aluno memorizar o que o professor fala, decorar a matéria e mecanizar as formulas. Esse tipo de aprendizagem não é duradouro. Já quando o aluno tem uma aprendizagem de qualidade ele desenvolve raciocínio próprio, sabe lidar comconceitos, sabe aplicar o conhecimento em situações novas ou diferentes tanto na sala de aula como fora dela, sabe explicar uma ideia com suas palavras.
Já os professores mais atualizados variam os métodos de ensino. Eles se preocupam com as diferenças individuais e sociais dos alunos, costumam a fazer trabalho em grupo ou estudo dirigido, tentam usar mais dialogo ou são mais amorosos norelacionamento com os alunos. O objetivo do ensino é desenvolver as capacidades mentais e da subjetividade dos alunos através da assimilação consciente e ativa dos conteúdos.
O papel do ensino é mediar a relação de conhecimento que o aluno trava com os objetos de conhecimento e consigo mesmo, para a construção de sua aprendizagem. A atitude sócio-construtivista significa entenderque a aprendizagem é resultado da relação ativa sujeito-objeto, sendo que a ação do sujeito sobre o objeto é socialmente mediada.
O papel do professor enquanto portador de conhecimentos elaborados socialmente, e interações sociais entre os alunos. É local da interlocução, de levantamento de questões, dúvidas, de desenvolver a capacidade da argumentação, do confronto de ideias. Este é oponto mais importante de uma atitude sócio-construtivista.
A didática é uma disciplina que estuda o processo de ensino no seu conjunto, no qual os objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas da aula se relacionam entre si de modo a criar as condições e os modos de garantir aos alunos uma aprendizagem significativa. Alem dos objetivos da disciplina é preciso que o professortenha clareza das finalidades que tem em mente na educação das crianças.
A didática trata dos objetivos, condições e meios de realização do processo de ensino, ligando meios pedagógico-didáticos a objetivos sociopolíticos. Pois não há técnica pedagógica sem uma concepção de homem e de sociedade, como não há concepção de homem e sociedade sem uma competência técnica para realizá-la...
tracking img