Diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1011 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Brenda Rodrigues de Oliveira
Jair Machado da Silveira
20/08/2012- Escolha do tema, delimitação e problema de pesquisa
1.1 Tema e delimitação- Sistemas de Cotas
O presente trabalho tem como projeto de pesquisa o sistema de cotas para negros, tendo como foco as universidades do Brasil. Primeiramente começando a analisar como se da tal processo.
Em nosso pais existe uma grande desigualdadesocial. Pessoas que, pertencem a classes sociais mais baixas, não tem acesso a educação com facilidade, isso reflete no sistema educacional brasileiro. Criou- se em algumas instituições superiores as cotas para negros. Este assunto é muito polêmico, em relação à entender como forma de discriminação de que os mesmo não tem capacidade de graduação.

Fonte:http://www.brasilescola.com/educacao/sistema-cotas-racial.htm em
27/07/2012 as 16:45

1.2 Problematização de pesquisa

Um grande problema nesse sistema é analisar e diferenciar quem realmente precisa ou não fazer parte desse sistema de cotas. A forma como é estruturado os critérios de quem entra no sistema, permite que qualquer cidadão consiga, até pessoas com alto poder aquisitivo, porém isso não condiz com os padrões desejados pelasociedade, pois o sistema deve se encaixar com pessoas que realmente não tem condições financeiras de arcar com tantos gastos. Seria certo presumir uma capacidade diferente entre negros e as demais pessoas da sociedade? Quais as perspectivas de inclusão do sistema de cotas nas universidades?

Fonte:http://www.conteudojuridico.com.br/artigo,o-principio-da-isonomia-em-confronto-com-as-cotas-raciais-e-para-estudantes-de-escolas-publicas,35460.html
27/08/2012 as 17:15

27/08/2012- Objetivo geral, específico e justificativa da temática

Objetivo Geral:
Analisar as vantagens e desvantagens do sistema de cotas nas universidades públicas

Objetivo Específico:
a) Identificar quais as vantagens e desvantagens do sistema de cotas nas universidades públicas;
b) Analisar e apresentar o sistema decotas para negros nas universidades públicas;
c)Desenvolver uma pesquisa para avaliar a opinião pública;
d) Compreender teoricamente a necessidade de implantação do sistema de cotas;

Justificativa:
O propósito da escolha é mostrar a diversidade de opiniões sobre o tema, pois sabe se que o sistema de cotas nas universidades públicas torna-se uma ótima oportunidade de refletir sobre a discriminaçãoracial no Brasil e estabelecer ações que impedem o racismo.
Uma parte da sociedade acredita que pelo fato de pessoas negras terem sofrido no passado com a escravidão e desigualdade social,que agora isso poderá ser compensado com o sistema. Já a outra parte, não esta de acordo. Pois ingressar na universidade deve ser uma chance sem benefícios e com muito esforço. Esse benefício gera ainda preconceitopor parte de pessoas que não são negras.

Fonte: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/atualidades/educacao-a-polemica-do-sistema-de-cotas.htm em 29/08/2012- 17:00 horas

03/09/2012- Fontes teóricas
Fundamentação Teórica
Ultimo site- http://www.georgezarur.com.br/opiniao/134/razoes-para-nao-se-adotar-o-sistema-de-cotas-nas-universidades-brasileiras

Razões para não adotar o sistema de cotas nasuniversidades

* Ideias principais- Contra o sistema de cotas raciais;
* Secundarias- Todos têm capacidade de engrenar na universidade.
* Conceito- Pessoas negras tiram vantagens sobre pessoas brancas.
* Histórico- Surgiu nos EUA, no Brasil esse sistema é utilizado também para índios
* Relação/ Sociedade- A sociedade gera ainda mais preconceitos perante as cotas.
* Anotarpagina que será utilizada para as citações- D – O sistema de cotas traz o risco de se criar no futuro, um problema étnico no país de dimensões desconhecidas. Note-se que as guerras étnicas são as piores tragédias atuais.
* Opinião própria- Acreditamos que as cotas só aumentam o preconceitos, pois muitos negros tem poder aquisitivo e no precisam de bolsas, assim como existem muitos brancos com...
tracking img