Diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Blocos econômicos

1 - Introdução




A multiplicação dos acordos e blocos econômicos regionais constitui um dos fenômenos mais marcantes do pós-guerra Fria.

A finalidade de um tratado de livre comércio, do ponto de vista da teoria econômica, é ampliara exposição da economia na estrutura produtiva nacional.

Atualmente, ao lado da União Européia, alinham-se o Nafta,a Bacia do Pacifico e, em outra escala, o MERCOSUL, o Pacto Andino, o Mercado Comum Centro-Americano e muitos outros ainda menos significativos. Há também uma declaração política de países da APEC (Cooperação Econômica Ásia-Pacifico) projetando para as primeiras décadas do novo século a formação de uma zona comercial envolvendo países asiáticos e americanos.

As organizações econômicasregionais geralmente são formadas por países vizinhos que se reúnem para estabelecer relações de comercio com objetivo de facilitar a interação dos países membros, todos os acordos tomados pelos blocos econômicos visam ampliar o comercio entre países e reduzir os custos de produção e de transportes, gerando maiores lucros. Também asseguram a redução ou eliminação total das alíquotas de importação.Os blocos econômicos nem sempre representa, plenamente os interesses de todos os pais participantes, ou mesmo os interesses do conjunto da população dos países membros. Sendo assim não significa que o livre comércio possa trazer desenvolvimento e soluções para os problemas de desemprego e desigualdade social, isso acontece porque nem sempre os blocos econômicos conseguem atender asexpectativas de desenvolvimento associadas a eles.

Outro impasse para a formação e desenvolvimento de blocos econômicos é a inserção de países étnicos e religiosos que fazem a rejeição e impedem a integração entre os países.


2.Nafta




O bloco econômico nafta foi iniciado em 1988, entre estados unidos e Canadá. Em 1992, recebeu a participação dos mexicanos. Entraram em vigor em1994, para garantir aos países participantes uma situação de livre comércio, derrubando as barreiras alfandegárias, facilitando o comércio de mercadorias entre os países membros 418 milhões de habitantes.

Um dos principais objetivos do nafta é garantir aos países participantes uma situação de livre comércio, derrubando as barreiras alfandegárias, facilitando o comércio de mercadorias entreos países membros, Reduzindo os custos comerciais e Aumentando as exportações de mercadorias e serviços entre os países.

  O nafta não visa à integração total entre seus países membros como na União Européia onde as pessoas nascidas em qualquer um dos países membros são consideradas cidadãos da União Européia podendo se deslocar e morar em qualquer um dos outros países sem nenhuma restrição,além de adotar um sistema bancário em comum.

Os objetivos do Nafta são:

✓ Reduzir custos comerciais entre países membros;

✓ Aumentar as exportações de mercadorias e serviços entre países membros e;

✓ Ajustar a economia dos países membros, a fim de ganhar competitividade no cenário globalizado.

O nafta prevê a redução e até mesmo a eliminação de tarifas alfandegáriasde vários tipos de produtos:

❖ Veículos;

❖ Peças automotivas;

❖ Computadores;

❖ Tecidos e;

❖ Produtos Agrícolas.


O funcionamento do Nafta propicia às Empresas do EUA e Canadá, redução de custos de produção ao instalarem filiais no México, devido à mão-de-obra barata. Para o México, há o aumento de empregos em seu território entre mas, emcontrapartida, a população do México, o menos desenvolvido economicamente dos três países, teme que a consolidação do nafta gere desemprego entre a população devido à automação das indústrias locais que contam ainda com pouca tecnologia, se comparada às dos EUA e Canadá. Outro temor da população mexicana refere-se à possibilidade de falência das indústrias locais, haja vista não terem condições de...
tracking img