Diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
0.0 - CONTROLADORIA NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO

No sentido de otimizar o processo de tomada de decisão, a controladoria tem como primeiro objetivo “prever antes para corrigir antes”. Esse princípio afirma que a atividade de controle será mais eficaz e eficiente na medida em que trabalhar com informações projetadas. O Segundo objetivo é agregar informações de todos os subsistemas: oorçamento organizacional deverá considerar todos os setores da organização a fim de tornar possível o monitoramento de todos os fluxos de informação para que os objetivos conflitantes da organização sejam facilmente evidenciados. Para que isso aconteça é necessário o estabelecimento de um processo de planejamento e controle orçamentário, o qual possibilitará, através da agregação e projeção de todos ossubsistemas, o monitoramento prévio das possíveis performances de todos os setores da organização.

A Contabilidade hoje está inserida em um grande dinamismo e transformações constantes, por isso que existe a necessidade de se ficar atento aos aspectos de uma organização, questionando e trocando idéias convencionais por novas e mais práticas. A tendência é de se ter administradores práticos,dinâmicos e de estruturas descentralizadas onde se exige muito mais tomada de decisões, ou seja, um verdadeiro Líder. As mudanças nos sistemas e na estrutura fazem com que o profissional desta área não seja um historiador passivo, mas um consultor, um analista, um fornecedor de informações acertadas para a tomada da decisão correta. A Contabilidade até o advento da Controladoria tinha comofinalidade apenas a geração de relatórios financeiros, que têm uso limitado, e os usuários estavam descontentes e exigiam melhorias. A partir desse momento, a Contabilidade passou a fornecer informações sobre a performance da empresa no mercado, produtividade, liderança do produto, desenvolvimento de pessoal, entre outras, ela passa então a ser responsável pelos resultados públicos e oimpacto na sociedade. Dessa forma com as novas responsabilidades assumidas pela Contabilidade Gerencial, é de suma importância que a entidade procure se interagir com as diversas áreas do conhecimento transformando-se então na Controladoria, que pode ser conceituada como o conjunto de princípios, procedimentos e métodos oriundos das Ciências de Administração, Economia, Psicologia, Estatística eprincipalmente da Contabilidade, que se ocupam da gestão Econômica das empresas, com o fim de orientá-las para a eficácia. E é justamente essa eficácia nos negócios que cabe a Controladoria propor e assegurar por meio de instrumentos capazes que irão controlar informar, influenciar, de maneira ativa a eficiência das decisões administrativas, diz a Revista de Ciências Gerenciais por Dílson Zanatta.A Controladoria como um órgão da Gestão Empresarial, assume a responsabilidade de garantir que informações essenciais para o processo de tomada de decisão cheguem aos gestores de maneira clara, objetiva, precisa e em tempo hábil para que essa decisão seja a que realmente interesse à organização. Trabalhando em conjunto com a Contabilidade, a atuação da Controladoria não se restringe apenas àsfunções contábeis, mas de uma maneira mais ampla aplicando seus controles e informações nas atividades gerenciais como um todo, zelando dessa forma pela continuidade da empresa.
O termo decisão é uma das palavras mais pronunciadas e ouvidas e a sua correta aplicação, a mais almejada. No dia-a-dia, praticamente em todos os instantes, as pessoas devem tomar decisões. Decisões, algumas vezessimples, outras bem mais complexas. Estas envolvem diferentes níveis de responsabilidade, podendo apenas afetar quem decide, ou os seus colaboradores diretos, ou até mesmo a organização como um todo.
Segundo Abrantes (2007) “a tomada de decisões é o processo pelo qual são escolhidas algumas ou apenas uma entre muitas alternativas para as ações a serem realizadas”.
Em um cenário que se modifica...
tracking img