diversificado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (680 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
História do Direito
“Para se conhecer bem uma legislação é necessário que se conheça bem a sua história”. ( J. Ortolan)
Professora Anelise Botelho

História do Direito estuda o Direito comofenômeno histórico e cultural, que se forma ao longo do tempo.
Objeto: não é apenas a descrição dos fatos passados, mas sobretudo uma visão crítica das normas, códigos, leis, sentenças, obras jurídicas,bem como das instituições e institutos jurídicos do passado, para que se possa estabelecer uma conexão com o direito atual.
Segundo John Gilissen – A história do direito visa fazer compreender como éque o direito atual se formou e desenvolveu, bem como de que maneira evoluiu no decurso dos séculos.
O que é o Direito?
“O Direito é um dos fenômenos mais notáveis na vida humana. Compreendê-lo écompreender uma parte de nós mesmos. É saber em parte por que obedecemos, por que mandamos, por que nos indignamos, por que aspiramos a mudar em nome de ideais, por que em nome de ideais conservamos ascoisas como estão. Ser livre é estar no direito e, no entanto, o direito também nos oprime e tira-nos a liberdade. Por isso, compreender o direito não é um empreendimento que se reduz facilmente aconceituações lógicas e racionalmente sistematizadas. O encontro com o direito é diversificado, às vezes conflitivo e incoerente, às vezes linear e consequente. Estudar o direito é, assim, uma atividadedifícil, que exige não só acuidade, inteligência, preparo, mas também encantamento, intuição, espontaneidade. Para compreendê-lo, é preciso, pois saber e amar. Só o homem que sabe pode ter-lhe odomínio. Mas só quem o ama é capaz de dominá-lo, rendendo-se a ele.
Por tudo isso, o Direito é um mistério, o mistério do princípio e do fim da sociedade humana. Suas raízes estão enterradas nesta forçaoculta que nos move a sentir remorso quando agimos indignamente e que se apodera de nós quando vemos alguém sofrer uma injustiça.
Introduzir-se no estudo do direito é, pois, entronizar-se num...
tracking img