Diversifica O Compet Ncias E Coer Ncia Produtiva Jorge Britto

3363 palavras 14 páginas
Diversificação, competências e coerência produtiva – Jorge Britto
1 – Introdução
O conceito de empresa elaborado nas visões institucionais e schumpeteriana identificam como um organismo em continuo crescimento, associado, por um lado, a sua capacidade de geração interna de lucros e, por outro, as possibilidades que a estrutura da indústria em que ela atua coloca para a realização do potencial de acumulação gerado, através do processo de investimento. A firma é obrigada a crescer, isto é, reinvestir produtivamente os lucros gerados, podendo ser percebida como um lócus de acumulação de capital. Nesse processo, a empresa se esforça continuamente para encontrar escoadouros para sua produção atual e futura, mobilizando recursos gerados a partir de sua acumulação interna e/ou de fontes externas de financiamento.
O fenômeno da diversificação refere-se à expansão da empresa para novos mercados distintos de sua área original de atuação. A diversificação é uma alternativa extremamente interessante para viabilizar o crescimento da empresa, na medida em que lhe permite superar os limites de seus mercados correntes, ao mesmo tempo em que possibilita, através da gestão de um conjunto de diversas atividades, ampliar o potencial de acumulação que influencia a dinâmica do crescimento empresarial.
2 – Caracterização e Mensuração do Fenômeno
Do ponto de vista analítico, a complexidade do fenômeno da diversificação decorre precisamente do fato dele se constituir em um processo que se confunde com outras dimensões de crescimento empresarial, relacionadas às múltiplas dimensões das interações da empresa com o meio ambiente no qual a mesma se insere. Num corpo teórico mais amplo que aborda como questão central, o processo de crescimento da empresa, o qual é analisado a partir das interações que se estabelecem entre as noções de Estrutura-Conduta-Desempenho. Desse modo, particular ênfase costuma ser atribuída aos impactos da dinâmica concorrencial sobre a lógica do processo de expansão da

Relacionados