Diversidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1134 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA 4
2.1.1 Título Nível 3 – Seção Terciária 4
2.1.1.1 Título nível 4 – Seção quaternária 4
2.1.1.1.1 Título nível 5 – Seção quinária 4

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 5
3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO 5
3.2 EXEMPLO DE FIGURA 5
3.3 EXEMPLO DE QUADRO 6
3.4 EXEMPLO DE TABELA 6

4 CONCLUSÃO 7REFERÊNCIAS 8

APÊNDICES 9
APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10

ANEXOS 11
ANEXO A – Título do anexo 12

1 INTRODUÇÃO
Vê-se que o Brasil por conter um extenso território é constituído de uma enorme diversidade, portanto existem várias regiões sendo que cada uma possui seus costumes e tradições.
Essa diversidade cultural é representada, por exemplo, pela dança,culinária, e diversos outros aspectos vividos por seus habitantes.
Vale ressaltar que os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos.
E depois, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, também contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.


2 DESENVOLVIMENTO
O tema diversidade,logo nos remete a uma infinita quantidade de contra-sensos, opiniões e realidades construídas por uma vasta linha do tempo, por povos, indivíduos e pensamentos diferentes, mas que de modo geral contribuíram para perdurar um ideologismo, muitas das vezes, excludente e mistificador.
2.1 DIVERSIDADE HISTÓRICA NO BRASIL

Apesar do processo de globalização, que busca a mundialização do espaçogeográfico tentando, através dos meios de comunicação, criar uma sociedade homogênea, aspectos locais continuam fortemente presentes. A cultura é um desses aspectos: várias comunidades continuam mantendo seus costumes e tradições.
O Brasil, por apresentar uma grande dimensão territorial, possui uma vasta diversidade cultural. Os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanosforam os primeiros responsáveis pela disseminação cultural no Brasil. Em seguida, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, árabes, entre outros, contribuíram para a diversidade cultural do Brasil. Aspectos como a culinária, danças, religião, são elementos que integram a cultura de um povo.
As regiões brasileiras apresentam diferentes peculiaridades culturais.
O Brasil é um país cuja principalmarca cultural é a mistura. Desde o começo de sua história, o país foi marcado pela presença de diferentes povos e culturas, fazendo com que sua formação tivesse grande diversidade e mistura. Aqui viviam povos indígenas, em tribos, com uma cultura guerreira, muito ligada à natureza; em 1500 chegaram os colonizadores portugueses, que trouxeram para cá a cultura europeia, com uma forte influênciamoura. O uso do negro africano como escravo na colônia, trouxe ainda novas crenças, falas e costumes, que aos poucos foram se misturando e integrando a cultura local.

Posteriormente, com o fim da escravidão, diversos outros povos ainda vieram para o país, como italianos, japoneses e alemães, cada um acrescentando ao Brasil um novo detalhe cultural.

Com toda essa miscigenação de povos eculturas, não é de se estranhar que o Brasil tenha na sua língua, costumes, religião e manifestações culturais traços únicos, que podem se assemelhar a outras culturas do
mundo, mas que sempre tem seus detalhes particulares.
2.1.1 Diversidade Linguística

Apesar de aqui se falar o Português, Brasil e Portugal possuem algumas diferenças entre suas línguas. O português brasileiro traz a essência dePortugal, mas incorporou termos da fala das tribos indígenas e dos povos africanos.

No início do período colonial, o número de índios era muito maior que o de portugueses, por isso, a língua Tupinamba, indígena, era a mais usada e dela derivou a língua geral, que era aqui usado até o início do século XVII. Quando os portugueses começaram efetivamente a ocupar o território brasileiro, o...
tracking img