Diversidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O processo de educação com muita luta e dedicação tem evoluido muito, pois toda sociedade hoje compreende que a educação é um dos investimentos mais necessários na construção de um mundomenos excludente. Vivemos em sociedades heterogêneas compostas por diferentes grupos com interesses, classes e identidades em conflito. Os indivíduos são caracterizados na sociedade pelaassociação de seus hábitos, conceitos e crenças e para viver nela, os seres humanos precisam reconhecer e aceitar os aspectos que constituem as diversidades. Essas diferenças vão desdecaracterísticas físicas, psicológicas, sociais, culturais, linguísticas, étnicas, entre outras.

A questão da diversidade ganhou mais espaço na educação, porque é na escola que oindivíduo aprende e põe em prática os primeiros princípios da cidadania, desenvolve suas habilidades intelectuais e cognitivas, aprende a se socializar, conviver em grupo e a lidar com asdiferenças individuais que parece nos passar uma visão de mundo fragmentada. Muito se tem falado acerca de diversidade de competências e necessidades que existem em um grupo e daindividualidade dos processos de aprendizagem que requerem do educador ciente o planejamento de situações que contemplem essa heterogeneidade. A escola tem o dever de conceber educação para oser humano e assim colaborar no processo formativo. Sob essa ótica, o presente trabalho apresenta uma análise das diversidades focando as diferentes áreas, do papel da escola, do educador eda família na formação de cada indivíduo.
O tema abordado é expresso nos materiais de apoio, como os depoimentos e as imagens que possibilitam a chance de relacionar o campoteórico à vivência prática, possibilitando maior formação social e tornando mais claras as conclusões sobre os vários tipos da diversidade e do avanço deste conceito nos dias atuais.

,
tracking img