Diversidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (711 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS – UEMG
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA – INESP
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE DIVINÓPOLIS – FUNEDI
Curso Serviço Social – 8º Período
Disciplina PolíticaSocial – Trabalho e Educação

DIVERSIDADEDivinópolis
2011DIVERSIDADE

O termo diversidade no seu significado geral quer dizer diferença, variedade e convivência de ideias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ouambiente. A ideia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade. Nas ciências humanas busca-seexplicar as diferenças entre os seres humanos e compreender as consequências sociais, culturais e políticas das diferenças.
É possível entender a diversidade como o conjunto de peculiaridades ediferenças entre os indivíduos, impossíveis de serem padronizadas devido às características singulares de cada ser. Deste modo, a diversidade sempre esteve presente na construção da identidade de cadasociedade. Sérgio Rouanet, enfatiza que oi trabalho com a diversidade pressupõe tratar as nossas diferenças e semelhanças e lidar com as desigualdades construídas historicamente.
A diversidade é umconceito amplo, com aplicação em diferentes campos do conhecimento humano. Vivemos em uma sociedade marcada pela diversidade, expressa através de suas raças, etnias, culturas, modos de vida, valores,organizações, crenças, representações, enfim, de necessidades humanas historicamente constituídas. Como reflexo na sociedade contemporânea ocorre uma série de violações aos direitos fundamentais do...
tracking img