Diversidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Vivemos um momento em que as pessoas se comunicam com a outra extremidade do planeta em segundos. A tecnologia e a economia seguem um ritmo intenso de crescimento e também somos receptores de muitasinformações novas, como se elas atropelassem a velocidade da luz. E nessa cauda do cometa azul que circula nosso Planeta Terra, intitulado GLOBALIZAÇÃO, quem não acompanhar, corre um grande riscode exclusão social.
É a globalização que está modificando diretamente a cultura das sociedades. O resultado desse imenso avanço de informações traz satisfação, inovação, novos conceitos, novosanseios, conforto... E esbarra na desigualdade. O elo responsável que vai intervir nesse sistema, é a escola. O papel do educador, que possibilita o conhecimento maior, mostrará que além da nossa cultura,existem outras completamente diferentes e nem por isso, melhores ou piores – apenas diferentes. A escola precisa ter projetos desenvolvidos para compreender todo tipo de diferença, mas ela não podeestá sozinha, há necessidade de comprometimento dos governantes em apoiar os programas educacionais e da sociedade como um todo valorizando e respeitando a grandeza da diversidade cultural ( do colegado lado e extendendo-se a todas as nações). A Sociologia, tem um papel muito importante neste aspecto de diversidade, pois ensina que o questionamento é fundamental.
Precisamos construir sociedadeslivres de preconceito, de injustiça, de ódio, de soberania... É hora de aceitar ou aceitar a diversidade, senão o planeta poderá ficar habitado somente com seres irracionais. Não dá pra esperar muitomais tempo por uma reforma humanitária cheia de bondade e de bom caráter. Tem que ser agora e com um pouquinho de cada um de nós. Esse pouquinho nosso, transformado em amor, poderá surtir um efeitoincalculável de bom. É hora de aprender a conviver juntos e respeitar o outro com a bagagem que ele carrega. Vamos romper a barreira do preconceito e coroar a diversidade, pois o átomo, já foi...
tracking img