Diversidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (810 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Diversidade e suas definições.
Para as várias definições existentes ao termo diversidade, a mais comum concebe a diversidade a partir da identidade social, ou seja, das diferenças que há entregrupos sociais, pelas diferenças de um grupo em relação a outro. Pressupondo que a diversidade é identificada por meio de atributos ou categorias que fazem essa diferenciação, sendo essas categorias:gênero, raça, idade, racionalidade, entre outros.

Temos também a definição que concebe a diversidade pela identidade pessoal, isto é, pelas características particulares que diferem os indivíduos entresi, como a personalidade , estilo de comportamento, valores, formação educacional, etc. E ainda uma definição onde diversidade é definida pelas diferenças e similaridades que os indivíduos atribuem umao outro, sendo ao mesmo tempo um fenômeno que acontece na relação estabelecida entre eles. A partir dessa visão entende-se que onde não há mistura, não há diversidade, há apenas algo homogêneo comuma característica única, ou seja, os grupos de indivíduos modificam-se, passando a ser um grupo maior, com um outro conceito sobre si mesmo com componentes que nem serão totalmente diferentes e nemtotalmente similares.

Diversidade com base na dissolução das diferenças.

A gestão de uma organização com base na dissolução das diferenças é aquela que desenvolve praticas e políticasorganizacionais ignorando as diferenças entre os indivíduos, associadas a identidade social como: raça, gênero, idade, etc. Esse tipo de gestão tem por pressuposto básico a crença de que todos tem a mesmaigualdade de oportunidade nas organizações, onde não importa quem o individuo é ou quais características tem, o que importa é que ele competente e efetivo na geração de resultados para a organização.

Paraalguns autores dar um tratamento diferenciado a determinados grupos de indivíduos gera motivos na organização para o surgimento de uma discriminação reversa, ou seja, as pessoas não beneficiadas...
tracking img