Diversidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (971 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 7

4 REFERÊNCIAS 8

INTRODUÇÃO

.

A identidade étnica de um grupo é a base para sua forma de organização, de sua relaçãocom os demais grupos e de sua ação política. A maneira pela qual os grupos sociais definem a própria identidade é resultado de uma diversidade, escolhidos por eles mesmos: de uma ancestralidade comum,formas de organização política e social a elementos linguísticos e religiosos.



Desenvolvimento Foi em alagoas, na serra da barriga, que se formou Palmares, o quilombo mais famoso, emfins do século XVI, início do século XVII, por volta de 1600. Palmares congregou várias aldeias, chegou a agrupar 20.000 pessoas, em 27.000km2, incluindo índios, mulatos e até mulheres brancas(capturadas em incursões), atraiu também muitos marginalizados. Sua capital, o mocambo dos macacos, agrupou aproximadamente 5.000 pessoas, incluindo o rei do quilombo, zumbi dos Palmares. Nesta época, a buscapela liberdade, a fuga pelas matas impenetráveis, e a não aceitação da condição servil, caracterizou o primeiro passo para a formação dos quilombos. Sua estrutura política era de "monarquia despótica"e centralizada de forma eletiva, visto o perigo da diversidade cultural existente nos quilombos. Seus reis foram respectivamente, ganga zumba, e zumbi.
A formação de quilombos, foi uma atitudepróspera que muito atraiu os que não aceitavam o caráter antiprodutivo latifundiário. Devido à diversidade cultural, quanto à língua, adotaram-se heranças lusitanas, os costumes africanos tiveram a suacontinuidade, naquilo que não influenciaria a administração do quilombo. No aspecto econômico, palmares evoluiu da coleta e do ataque à fazenda e aldeias, para uma economia de base coletivista enão-monetária.
A invasão Holandesa a Pernambuco (1630-1654), acelerou as fugas de escravos pelo "afrouxamento geral", no controle sobre estes.
introdução holandesa de novas técnicas de tortura...
tracking img