Diversidade musical e os jovens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5934 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DIVERSIDADE MUSICAL E OS JOVENS: RELATO DO TRABALHO REALIZADO NAS OFICINAS E RECITAL DIDÁTICO.

Thiago Paulo da Silva
thiagopaulo25@hotmail.com
Universidade de Brasília

Resumo: Este artigo é um relato de conclusão do projeto de pesquisa “Recital didático e formação de plateia na prática docente, através da diversidade musical” realizado por três acadêmicos do curso de música UAB/UNB, edesenvolvido com 70 jovens do 9º ano do ensino fundamental. O objetivo deste é descrever as etapas preparatórias de elaboração do projeto, sua implementação, análise dos dados e, por fim, discutir sobre os resultados alcançados. O artigo fundamentou-se em diversos teóricos como Arroyo (2004), Almeida (2005), Mendonça (2008), Souza (2009), Del Ben e Hentschke (2003), Queiroz (2004) entre outros, quecompartilham suas reflexões e discussões sobre a diversidade na educação musical, dando base a esse trabalho.

Palavras-chave: Diversidade musical, Cultura, jovens.

Abstract: This article is an account of completion of the research project "Recital teaching and training audience in teaching practice through musical diversity" performed by three students of music UAB / UNB, and developed with70 youth in 9th grade of elementary school . The purpose of this is to describe the preparatory stages of project design, implementation, data analysis and finally discuss the results. The article was based on several theoretical and Arroyo (2004), Almeida (2005), Mendonça (2008), Souza (2009), and Del Ben Hentschke (2003), Queiroz (2004) among others, who share their reflections and discussionsabout diversity in music education, giving basis for this work.

Keywords: Musical Diversity, Culture, youth.

1 INTRODUÇÃO

Este artigo é um relato de conclusão do projeto de pesquisa “Recital didático e formação de plateia na prática docente” realizado por três acadêmicos do curso de música UAB/UNB, e desenvolvido com 70 jovens do 9º ano do ensino fundamental. O projeto foi realizado naEscola Estadual Raimundo Gomes de Oliveira, situada na cidade de Rio Branco, estado do Acre, com alunos na faixa etária de 14 e 15 anos. O projeto consistiu de três etapas: 1) Pré-projeto, 2) Elaboração do projeto e de material didático; 3) Oficinas preparatórias e realização do recital didático.
A elaboração do projeto ocorreu durante os meses de Maio a Junho de 2012, e foi implementado durante osmeses de Agosto a Outubro desse mesmo ano. Os dados de cada etapa foram coletados através de questionários entrevistas e diário de campo. As ações com os estudantes da Escola, ou seja, as oficinas preparatórias e recital didático, foram registradas em vídeo, para assim serem analisados as fases da pesquisa com todos os resultados encontrados.
O objetivo do projeto era levar a diversidade musicalpara o campo do ensino regular, no intuito de ampliar o repertório musical, bem como a formação de plateia como preparação para o recital didático. Trabalhar a diversidade na educação musical em contexto cultural distinto é um processo de construção, neste sentido, ao entender-se a diversidade musical necessita-se entender que é necessário uma diversidade de estratégias para o ensino da música.Assim, deve-se:
[…] aprender com os processos informais praticados nos diferentes espaços e contextos da sociedade, não no intuito de transplantá-los para as instituições formais, mas sim com o objetivo de, a partir deles, entender diferentes relações e situações de ensino e aprendizagem da música. (QUEIROZ, 2004, p.102).

2 PRÉ-PROJETO
2.1 Contatos iniciais com a instituição
Esta fase foi ocomeço de todo o alicerce para essa “construção”, foi o momento em que nós, pesquisadores, entramos em contato com o corpo administrativo da Escola Estadual Raimundo Gomes de Oliveira. Nesse contato junto à diretoria, solicitamos que a instituição mais uma vez, cedesse o espaço físico, e que os próprios professores da escola disponibilizassem seus horários para serem feitos o trabalho que nós...
tracking img