Diversidade educativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1937 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

ANDRÉIA MICRUTE, RU 8595















RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL

DIVERSIDADE EDUCATIVA



















CURITIBA

2011

1. INTRODUÇÃO

O homem enche de cultura os espaços geográficos e históricos. Cultura é tudo o que é criado pelo homem. Tanto uma poesia como uma frase de saudação. Acultura consiste em recriar e não em repetir. O homem pode fazê-lo porque tem uma consciência capaz de captar o mundo e transformá-lo. (FREIRE, 1979, p. 30-31)

A sociedade em que vivemos nos proporciona inúmeras maneiras de enxergar e analisar o mundo que nos rodeia. Por ser uma sociedade formada por pluralismo cultural somos constantemente transformados pelo ambiente em que vivemos.Essainfluência ocorre desde o momento em que nascemos até o último dia de nossa vida.

A maneira de pensar, de agir, se vestir, falar, nos é posta por nossos pais, já quando somos pequeninos. A partir do momento que vamos crescendo vamos modificando tudo isso através da convivência com pessoas diferentes em lugares diferentes. Cada lugar é formado por um conjunto de regras e conceitos com seuspróprios fundamentos e valores.

As diferenças culturais mais evidentes existentes entre os povos são a língua, vestimenta e tradições; também existem variações significativas na forma como as sociedades se organizam em sua concepção de moralidade e na maneira de como interagem com o seu ambiente.

Compreendendo o sentido de Diversidade Cultural devemos analisar o quanto éimportante conhecer, interagir, valorizar e respeitar todas essas culturas existentes na sociedade, pois o nosso aluno está inserido em tudo isso. Pensar educação significa abrir espaço para essas diversas culturas e poder encontrar uma comunhão na tolerância mútua de convivência, dando a todos o direito de expressão e aprendizado do que é diferente para se construir um mundo melhor.2. DESENVOLVIMENTO

O RESPEITO À DIVERSIDADE

A cultura é constituída pelo conjunto de saberes, fazeres, regras, normas, proibições, estratégias, crenças, ideias, valores, mitos, que se transmite de geração em geração, se reproduz em cada indivíduo, controla a existência da sociedade e mantém a complexidade psicológica e social. Não sociedade humana, arcaica ou moderna,desprovida de cultura, mas cada cultura é singular. Assim, sempre existe a cultura nas culturas, mas a cultura existe apenas por meio das culturas. (Edgar Morin)

O processo de formação da cultura e de como ela é transformada está relacionada à evolução da sociedade no tempo. O homem através do uso da linguagem é capaz de fazer experimentos de novas situações, de descobrir e inventar. Acultura modifica o homem assim como o homem modifica a cultura. Somos agentes transformadores e transformados.

Ao passo que cultura é o conjunto de princípios herdados pelo homem que o ajuda a entender o seu mundo e aprender a viver nele, deve-se levar em conta que cada sociedade, ou ainda, cada indivíduo vê o mundo e o vivencia a sua maneira. Torna-se necessário então, compreender que setodas as pessoas são diferentes e vivem em lugares diferentes, todos têm o seu modo de pensar e agir.

O mundo hoje passa pelo processo de globalização, com o objetivo de criar uma sociedade homogênea. Mas a cultura é um aspecto que prevalece várias comunidades continuam mantendo seus costumes e suas tradições. Surge o que chamamos de Diversidade Cultural.

A diversidade cultural dizrespeito às diferentes culturas existentes na sociedade.

A sociedade tem um papel fundamental na construção da diversidade. Pois é nela que estão inseridos os agentes transformadores. É nela que se encontram as diferenças étnicas e econômicas, onde por sua vez a classe dominante não é só detentora do capital, mas, também de uma cultura específica, considerada superior.

No Brasil...
tracking img