Diversidade educativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL
DIVERSIDADE EDUCATIVA

INTRODUÇÃO

Tratar sobre diversidade cultural é, acima de tudo, perceber as diferenças e aceitá-las e compreender que nesse universo múltiplo, deve-se encontrar um mecanismo que torne os "diferentes" "iguais" sem perder a particularidade de cada um, o que é um grande desafio para asociedade enquanto instituição educativa e, principalmente para escola como porta voz dessa sociedade.
O presente trabalho trata-se de um relatório de Pesquisa e Prática Profissional sobre a Diversidade Educativa.
Tendo como campo de pesquisa a realidade educacional, buscou-se fundamentar e analisar a teoria através de questionamentos a alguns docentes do Centro de Educação de Jovens e Adultos– CEJA.
O resultado de todo o trabalho culminou com a produção deste artigo. Onde conhecendo a realidade educacional, proporcionará a nós docentes uma reflexão sobre o fazer prático pedagógico, que não se reduz somente naquilo que fizemos, sentimos e pensamos, mas que compreende uma expressão da prática social geral da qual estamos inseridos enquanto grupo.

DIVERSIDADE CULTURAL

Otermo diversidade cultural é um tema da atualidade muito importante para nós educadores, é fundamental que tenhamos conhecimento para que possamos diante de tantos obstáculos, buscar uma prática pedagógica inovadora e que alcance todos os educandos, seja qual for sua cultura.
Diversidade cultural são as diferenças culturais que existem entre o ser humano, como: a linguagem, as danças, vestuário eoutras tradições com a organização da sociedade.
Através da pesquisa em vários dicionários, para nossa melhor compreensão, conceituamos a palavra “Diversidade”, onde a mesma significa qualidade do que é diferente, o que distingue uma coisa da outra, falta de igualdade ou semelhança, alteração digna de atenção, de reparo, modificação, transformação, característica do que é vário, desproporção,desigualdade.
A sociedade é a construtora da diversidade, pois vivemos em uma época em que se prevalecem as diferenças, acentua-se a dessemelhança, e como conseqüência evidencia a diversidade.
Segundo Boaventura Souza Santos, temos o direito de ser iguais sempre que a diferença nos inferioriza, temos o direito de ser diferentes, sempre que a igualdade nos descaracteriza. A diversidade deve serreconhecida e compreendida como determinante na formação de nossa identidade.
Pensar em diferença na escola é fundamental para realizar um trabalho que reconheça a existência de diversos grupos culturais, com manifestações específicas, como visões de mundo, representações, etc., que sejam capazes de perceber influências sociais, culturais e étnicas, presentes no cotidiano dos alunos.
Acultura e a nossa formação cultural interferem em diferentes aspectos de nossas vidas, mas ela não pode ser compreendida como único fator a nos influenciar. Nossos comportamentos, crenças e juízos em sociedade também são determinados por alguns fatores, que são:
Individuais: destacamos entre eles, as idades, o gênero, o tamanho, a aparência, a personalidade, a inteligência, a experiência,o estadofísico e emocional.
Educacionais: são os que envolvem aspectos da educação formal e informal e da educação religiosa, étnica ou profissional.
Socioeconômicos: são principalmente a classe a que pertencemos, o status econômico, a ocupação ou desemprego e a existência de redes de apoio social sustentadas por outras pessoas.
Ambientais: são os aspectos relacionados com o clima, à densidade populacionalou à poluição do habitat, assim como os tipos de infra-estruturas, como moradia, estradas, pontes, transporte e serviços públicos.
Para a construção da identidade cultural, além das aprendizagens adquiridas com as experiências da vida, com a convivência e a relação de trocas que estabelecemos com o outro, a escola é outro espaço que faz parte desta construção, porém ela não está livre da...
tracking img