Diversidade dos seres vivos 2012

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1698 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Diversidade dos seres vivos 2012
1) Explique sucintamente cada um desses itens (5 pontos)
1. Invasão do ambiente terrestre
A conquista do ambiente terrestre foi acompanhada por adaptações que se tornaram soluções de problemas da sobrevivência.
Problemas Soluções
Desidratação Surgimento da Epiderme, Súber e Ritidoma
Sustentação Caule, Raiz: Colênquima e Esclerênquima
Nutrição Vasoscondutores, Raízes, Folha
Reprodução Esporângios e Flores
Respiração Estômatos, Senticelas e Pneumatóforos







2. Origem do sexo
Na origem do sexo, a maior parte da reprodução era assexuada, de forma a aumentar a espécie e defender a sobrevivência. A reprodução assexuada é qualquer tipo de reprodução que não tenha meiose e fertilização. Um ancestral produzia seus descendentes como clonesaumentando a possibilidade de mutações maléficas da espécie. No âmbito da biologia, os membros da maior parte das espécies de seres vivos do domínio Eucariota estão divididos em duas ou mais categorias chamadas de sexos. Estas categorias se referem a grupos complementares que podem combinar o respectivo material genético – normalmente o DNA – através da conjugação. Este processo é chamado dereprodução sexuada, união de material genético, de forma a diminuir as mutações maléficas, os evolucionista acreditavam e propagaram esta forma de reprodução sexuada como a mais benéfica, mesmo o com fator negativo de desperdício de energia.

3. Datação radioativa
A descoberta da radioatividade foi no século XIX, usada para medir a idade terrestre. O método absoluto ou datação radioativa é um método degrande precisão que se utiliza dos princípios físicos da radioatividade para determinar a idade dos minerais com precisão, e determinando a idade dos minerais chega-se a idade terrestre. Esse método se baseia no decaimento dos elementos radioativos encontrados nos minerais terrestres e extraterrestres. Assim a idade terrestre foi determinada por átomos de urânio que se decompuseram em átomos dechumbo, encontrados em minerais. Quando um grão de mineral se forma, ali já começa o seu decaimento, transformando seu núcleo instável em estável, atualmente já é possível determinar a idade com total precisão a partir deste principio. O mineral é transformado em pó e separadamente misturado a uma outra solução a qual se leva a um aparelho chamado de espectrômetro de massa, onde cada elemento serámedido separadamente (elemento pai e elemento filho), logo apos sendo feito os cálculos baseado na meia vida do elemento, e se obtendo com precisão a idade do mineral. A idade de um fóssil pode ser estimada através da medição de determinados elementos radioativos presentes nele ou na rocha onde ele se encontra. Se um fóssil ainda apresenta substâncias orgânicas em sua constituição, sua idade podeser calculada com razoável precisão pelo método do carbono-14. Os cientista utilizam cálculos sobre a meia vida de cada elemento para determinar o tempo que se passou desde a morte até um tempo determinado. carbono-14 é relativamente curta, a datação por esse isótopo só serve para fósseis com menos de 50 mil anos. Para datar fósseis mais antigos, os “paleobiólogoa” utilizam isótopos com meia-vidamais longa, que podem ser encontrados nas rochas fossilíferas. Por exemplo, rochas que se formaram há alguns milhões de anos podem ser datadas por meio do isótopo urânio-235 (235U), cuja meia-vida é de 700 milhões de anos. Para rochas ainda mais antigas, com centenas de milhões de anos de idade, pode-se usar o potássio-40, que tem meia vida de 1,3 bilhões de anos.

4. Fósseis e evolução
Um fóssil(do latim fossilis, tirado da terra) é qualquer vestígio de um ser vivo que habitou o nosso planeta em tempos remotos.Um fóssil se forma quando os restos mortais de um organismo ficam a salvo tanto da ação dos agentes decompositores como das intempéries naturais (vento, sol direto, chuvas, etc.).

5. Tempo geológico
Compreende as várias transformações ocorridas na paisagem terrestre de...
tracking img