Diversidade, desigualdade e violencia na sociedade brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DIVERSIDADE, DESIGUALDADE E VIOLENCIA NO BRASIL

Como sabemos o brasil, é um país rico de belezas naturais, e com muitas diversidades cultural, resultado do processo histórico.
A culturabrasileira é composta por uma diversidade cultural, que se desenvolvel desde os tempos da colonização.Quando os europeus chegaram no Brasil, tiveram uma estranhamento, com os povos indígenas, tendo uma atitudeetnocênttrica. Logo em seguida vieram os africanos, que foram escravizados pelos europeus. Teve então uma mistiçagem de cultura entre os europeus, indígenas e os africanos. Resultando na diversidadeda cultura brasileira, no que diz respeito aos costumes, práticas, valores , crenças entre outros aspectos que costumam chamar de caratér nacional.
O Brasil é um país com muitas diversidades, mastambém com muitas desigualdades.Ainda nos tempos atuais, há quem acredita que essa mistura de etnias tenha promovido uma democracia racial ao longo dos séculos. Pois os europeusnão troxeram consigoapenas suas culturas, crenças, culinárias entre outros, mas também troxeram atitudes e reações, como achar que a maneira deles eram as certas, vieram juntos o preconceito, tanto dos indíos quantos dosnegros. E até hoje sofremos num onde há diferenças entre raças e classe social. Como diz o antropólogo Darcy Ribeiro citado no “Educa mais Brasil”, mais do que preconceitos de raça e cor, têm osbrasileiros um forte preconceito de classe social.
A desigualdade social é uma das maiores causas de violência, principalmente entre os jovens. Um dos fatores que evidenciam a desigualdade social e expoem apopulação jovem à violência é a condição de extrema pobreza que atinge 12,2% dos 34 milhões de jovens brasileiros, membros de famílias com renda per capita de até ¼ do salário mínomo, afirma a pesquisafeita pela pesquisadora Enid Rocha. A grande parte destes jovens são afrodescendentes, que são excluidos da sociedade. O preconceito maior é o racial, os próprios brasileiros descriminam a...
tracking img