Diversidade da psicologia, a: uma construção teórica

Páginas: 7 (1534 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2011
CAPITULO 4 O SERVIÇO SOCIAL E A QUESTÃO RACIAL

A discriminação racial não é um fato a mais das desigualdades sociais, mas está na sua base, uma vez que atravessa todos os aspectos da vida em sociedade da população negra. Portanto a questão racial não é deslocada da questão social; pois se entendemos que a questão social é a expressão do processo de aviltamento da vida humana resultante dasrelações sociais capitalistas, a população negra é, de forma evidente, um dos segmentos mais vulneráveis, pois, no capitalismo, as desigualdades sociais, econômicas, políticas e culturais são permeadas pela discriminação e pelo preconceito racial.

Segundo Ianni (1988), os antagonismos e conflitos sociais que envolvem a questão racial têm suas raízes nas contradições próprias da sociedadecapitalista e estão intrinsecamente relacionada com a questão social, que ao ser naturalizada e criminalizada impede uma abordagem crítica e uma intervenção eficaz no que diz respeito as suas expressões. O assistente social tem como principal instrumento de trabalho as políticas sociais; e não é possível pensar em políticas sociais no Brasil sem considerar o diferencial gerado pela exclusão econômica,social e cultural da população negra. A categoria “raça” é um dos principais instrumentos de analise para a construção do sistema de exclusão social, econômica e cultural que vivencia a maioria da população brasileira.

Descendente do africano escravizado, marcado pela diáspora e pelo holocausto, compondo a mais numerosa coletividade, dentre as várias etnias; mesmo porque os brancos distribuem - seem distintas nacionalidades, fidelidades e identidades; sem esquecer que muitos compõem amplamente os trabalhadores assalariados, as classes e setores subalternos, mesclando-se com os negros e outras etnias em locais de trabalho, produção e reprodução. Sim, grande parte da questão racial no Brasil diz respeito ao negro, como etnia e categoria social, como a mais numerosa “raça”, no sentido decategoria criada socialmente, na trama das relações sociais desiguais, no jogo das forças sociais, como as quais se reiteram e desenvolvem hierarquias, desigualdades e alienações (IANNI, 2004, p. 143).

Lentamente a categoria vem despertando para o fato de que o racismo tem uma função, que é manter a subordinação da população negra e definir seus lugares na sociedade capitalista. O Serviço Social,enquanto categoria, começa a apreender que a discussão racial é a discussão da garantia e efetivação de direitos para esta população historicamente discriminada.

O conjunto CFESS-CRESS, representação principal da categoria, vem inscrevendo na sua agenda a questão racial. As políticas de ações afirmativas foram pautadas diretamente com a realização da Campanha Nacional de Combate ao Racismo,conduzida pelo CFESS (2002- 2005), intitulada “Serviço Social: mudando os rumos da história – reagir contra o racismo é lutar por direitos”. No 39º Encontro Nacional CFESS-CRESS, realizado em Florianópolis (SC), o tema teve destaque com a mesa: “Limites da igualdade e do respeito à diversidade humana no capitalismo - a relação entre as políticas de ações afirmativas e o Projeto Ético-políticoprofissional”. O número de trabalhos apresentados no CBAS e ENPESS tem aumentado de forma quantitativa e qualitativa, o que demonstra o amadurecimento da categoria em relação a discussão racial. A ABEPSS lançará no próximo ENPESS um grupo de trabalho no qual a questão racial e étnica será o tema principal. Alguns CRESS como o do Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo fazem a discussão racial através decomissões temáticas.

A luta contra todas as formas de discriminação e o compromisso com a liberdade e a justiça social são alguns valores norteadores do projeto ético-político profissional do assistente social. O reconhecimento, por parte da categoria, de que as desigualdades vivenciadas pela população negra não são causadas somente pela vigência do modo de produção capitalista, mas, também pelo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A DIVERSIDADE DA PSICOLOGIA: UMA CONSTRUÇÃO TEÓRICA
  • A diversidade da psicologia: uma construção teórica
  • Resumo: a diversidade da psicologia : uma construção teórica
  • Resumo: a diversidade da psicologia : uma construção teórica
  • Diversidade Teórica em Psicologia Organizacional e do Trabalho
  • A diversidade da psicologia
  • A diversidade da psicologia
  • Psicologia em construção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!