Diversidade cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2636 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

MARCIA REGINA DE MORAES – RU 343350














DIVERSIDADE CULTURAL













NOVO HAMBURGO
2011

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

MARCIA REGINA DE MORAES – RU 343350









DIVERSIDADE CULTURAL
















Produção de Aprendizagem apresentada a UTA Diversidade Cultural, no Curso de Pedagogia àDistância da Faculdade Internacional de Curitiba.


Tutora Local: Caroline Garcia S. Monçalves
Centro Associado: Novo Hamburgo








NOVO HAMBURGO
2011
SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO...............................................................................................03
2 . EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E PESQUISA:PROCESSO DE CONSTRUÇÃO SOCIAL DOS SUJEITOS E A COMPREENSÃO DA MULTICULTURALIDADE NA ESCOLA...........................................................................................................04
2.1 EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE...................................................................05
2.2 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.....................................................06
2.3 PESQUISA E PRÁTICAPROFISSONAL – PROCEDIMENTOS DE PESQUISA........................................................................................................09
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................10
REFERÊNCIAS.................................................................................................11
































1.INTRODUÇÃO





Para falar sobre diversidade, temos que ingressar no universo organizacional e entender como se aplica os conceitos de missão, valores e cultura. Também temos que alinhar o indivíduo dentro deste mesmo contexto, com suas características pessoais, seus valores e sua forma de interagir. Dentro dessa perspectiva, buscar processos de construção do conhecimento pautados dentro de umacultura escolar multicultural.
Pesquisar e ensinar são atos distintos, a pesquisa é de fundamental importância, tanto na formação do professor quanto em sua formação continuada, pois, em sua trajetória, constrói e reconstrói conhecimentos, experiências e sua compreensão da prática pedagógica.
Procuraremos relatar nesse trabalho temas relacionados a diversidade cultural, a trajetóriahistórica da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a importância da pesquisa para a formação do professor e no cotidiano escolar.
A elaboração dessa PA proporcionará muitos conhecimentos, pois pesquisar sobre assuntos como a caminhada da EJA, a diversidade, e as múltiplas culturas, nos fazem pensar na importância de uma educação que seja construída dentro de práticas pedagógicas que visem aformação do ser humano, valorizando suas diferenças e suas experiências.
Para a construção da referente Produção de Aprendizagem, houve a utilização de pesquisas nos livros ofertados pela Facinter, integrando-se aos conteúdos das tele aulas, e das disciplinas como Educação e Diversidade, Educação de Jovens e Adultos e Pesquisa e Prática Profissional-Procedimentos de Pesquisa.
A educação é umdireito social de todos, garantidos na Constituição, sendo que a EJA deve ser vista não só como um processo de alfabetização para jovens e adultos, e sim como um ato de cidadania. Em que a escola deve ser o local para se trabalhar as diferenças, respeitando-se as múltiplas culturas, somente assim se construirá uma sociedade mais justa para todos.




2. EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E PESQUISA: PROCESO DECONSTRUÇÃO SOCIAL DOS SUJEITOS E A COMPREENSÃO DA MULTICULTURALIDADE NA ESCOLA



O Brasil teve sua história escrita através da mistura de muitas raças, cada qual com suas crenças e valores, gerando o fenômeno da miscigenação que, contudo, não fez desaparecer a cultura, religião, valores e crenças distintas de cada povo. Considerando-se que cultura é o conjunto de manifestações...
tracking img