Diversidade cultural e pluralidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1755 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Diversidade e Educação
Diversidade Cultural e Pluralidade Diversidade Cultural e Pluralidade
Diversidade significa pluralidade, variedade de ideias, crenças, costumes, culturas.
Grande diversidade ___ Brasil___Por fundação o país da diversidade.
Negros, índios e europeus participaram do processo de colonização, cada um a seu modo contribui com suas diferenças culturais.
A Diversidade incluia diferença que forma um todo.
Brasil
• Índios
• Negros
• Europeus
Duas Concepções de Diversidade
1. Conjunto de diferentes indivíduos que formam uma comunidade e possuem as mesmas características culturais e juntos formam a identidade nacional, lutando por seus direitos e pela democracia cultural.
2. A diversidade no contexto mundial, das trocas, dos bens e serviços culturais, buscandointercâmbio equilibrado entre os países.
Cada Estado tem interesse em explorar e valorizar a sua cultura diante do outro, provocando disputas, rivalidades, conflitos e confrontos.
A Unesco “visa garantir a autonomia cultural dos Estados Soberanos e é o principal mecanismo para manter a distinção das culturas nacionais diante do que é concebido como tendência à homogeneização cultural daglobalização”.
O Estado é uma Nação que tem território próprio, soberania soberania , autonomia autonomia (leises próprias) próprias):: povo, território, governo.
A Nação são todas as pessoas ligada pela cultura, língua, religião, origem, etnia.O Estado Soberano é caracterizado por ser um estado independente politicamente.
A diferença entre Estado e País: o primeiro necessariamente possui território, e osegundo não.
Ensinar a pluralidade ou viver a pluralidade?
A pluralidade, vive-se, ensina-se e aprende-se.
É trabalho de construção, no qual o envolvimento de todos se dá pelo respeito e pela própria constatação de que, sem o outro, nada se sabe sobre ele, a não ser o que a própria imaginação fornece.
Artigo 4º, parágrafo II, que Diversidade Cultural é a “multiplicidade de meios pelos quais seexpressam a cultura dos grupos sociais e sociedades”.
[...] “a diversidade cultural não só se manifesta pelas diversas formas que se protege,
enriquece e transmite o patrimônio cultural da " humanidade”, determinando que ““a variedede de expressões culturais de que são portadores os bens e serviços de todas as partes do mundo, através dos distintos meios de produção, difusão, distribuição econsumo "também fazem parte da diversidade”(UNESCO, 2004).
“A diversidade cultural deve estar conjugada sempre e de forma indissociável com a perspectiva do pluralismo cultural, espécie de dimensão política que lhe aproxima e lhe fortalece como componente central dos direitos fundamentais da humanidade.
A diversidade cultural deve também ser provedora de sobrevivência digna: geradora de riquezasoperadas sob a lógica da distribuição e da superação das desigualdades.” (BARROS, s/d).
A Diversidade Cultural na Educação
A escola tem desafios a serem enfrentados formar cidadãos críticos e atuantes, e utilizar a diversidade em favor da educação.
“Ao longo da história da educação brasileira a escola tem privilegiado a cultura do homem branco e, hoje, tem dificuldade para educar valorizando adiversidade.
A diversidade deve ser educada na igualdade e isso é um problema a ser enfrentado pela escola que precisa oportunizar e produzir saberes a todos, sem distinção em todos os níveis de aprendizagens com diversas estratégias para acolher a todos” (SOUZA, 2012).
Os alunos da 4ª série da Escola Municipal Francisco Alves, em Botafogo (RJ), mostram por meio de cartões postais uma visãodiferente da favela, sem miséria, fome ou criminalidade. Inspirados no RAP da Felicidade dos MCs Cidinho e Doca, os alunos apoiados pela professora Bárbara Sales, idealizadora da proposta, realizaram um trabalho que visava debater, na escola, a questão do preconceito, porque alguns alunos eram hostilizados por morarem em comunid daes carentes.
O material utilizado para discussão, sobre a imagem...
tracking img