Diversidade cultural na escola

Diversidade cultural na escola

Este trabalho exigido no primeiro semestre pela disciplina de Letras vem abranger a diversidade cultural, sendo não é apenas reconhecimento de outra pessoa comodiferente.
A escola é um ambiente sociocultural em que as diferenças se encontram, mas o direito social não possibilita a inclusão das diferenças na educação escolar.
Os educadores devem fazer parte daformação e da pratica, posicionando a reflexão sobre as diferenças presentes na escola e na sociedade, compreendendo e se posicionando diante das transformações politica, econômica e sociocultural domundo.
A questão racial na sociedade brasileira incomoda as pessoas, e os leva a opinar sobre o tema.

A nossa sociedade tem uma diversidade cultural (negros, índios, mulheres, portadores dedeficiência física e outros, colocando-nos frente a frente o desafio de implementar politicas publicas para que cada grupo seja respeitado.
A luta pelo direito e pelo reconhecimento das diferenças não podeser tratado de forma isolada, precisa garantir a cidadania a todos.
A escola tem a função social e politica da metodologia e a transmissão de conhecimentos historicamente acumulados preparando oaluno para a inserção no mercado de trabalho a para serem aprovados no vestibular.
A racionalidade cientifica é essencial para o processo formativo e informativo.
A educação escolar ocupa lugar paraque a diversidade do povo seja respeitada, fazendo parte da formação e da pratica de todas as diferenças presentes. A diversidade cultural na escola proporciona as relações humanas, fazendo osprofissionais da educação “profissionais da cultura “, entender e analisar os processos históricos sociais da humanidade deve ser tarefa da escola.
As diferenças devem ser reconhecidas estabelecendo respeitode ética e a garantia dos direitos sociais.
As praticas educativas devem entender a educação além do aspecto institucional deve compreender dentro do aspecto humano, deve sair de dentro da...