Ditadura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (869 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Difícil a leitura do José Paulo Neto... a linguagem e muito coloquial, bem diferente de suas palestras.. Agradabilíssimas por sinal... mas resumir seus livros.. ihhh díficil.. Nesse livro tem váriosaspectos que ele aborda o que me chamou mais atenção foi sobre a questão da profissão em si. Abaixo te envio se servir!

"Com o golpe militar de abril de 1964, instaurou-se no país a ditaduramilitar, abafando todas as oposições contrárias ao regime. Mesmo diante do quadro moldado na sociedade, novamente movido pelas contradições, surgiu no bojo da profissão o Movimento de Reconceituação,contrário ao Serviço Social tradicional de caráter eminentemente positivista. Impossibilitado de questionar-se socialmente, devido às manifestações e críticas de caráter social, político e econômico queestavam proibidas, o Serviço Social questionou-se metodologicamente (Neto, 1991).
No final do século XX e início do século XXI, podemos perceber, diante dessa análise, que os termos dessaquestão foram alterados; houve uma evolução qualitativa nas produções teóricas desenvolvidas, mas o problema de legitimidade da profissão permanece em aberto, incluindo outros que foram surgindo com asdiferentes demandas sociais (Neto, 1996).
Sobre a legitimidade da profissão, coloca-se ainda uma outra questão: áreas de intervenção, tradicionalmente legitimadas para o ServiçoSocial, estão acessíveis a outras áreas, onde os profissionais desempenham papéis e tarefas junto com os assistentes sociais, pondo em xeque essa legitimidade anteriormente alcançada. A Psicologia Social,Sociologias Aplicadas, Administração de Recursos Humanos e Educação estão entre elas. Absolutamente compreensíveis na dinâmica da divisão sócio-técnica do trabalho, esses desafios damultidisciplinaridade só podem ser enfrentados positivamente com o desenvolvimento de novas competências sociopolíticas e teórico-instrumentais (Neto,1996). 
O problema de formação profissional...
tracking img