Ditadura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2029 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A ditadura militar teve inicio em abril de 1964, depois de um golpe que havia sido dado pelas Forças Armadas. Em julho de 1961, o presidente Jânio Quadros renunciou, após sete meses de governo. Devido a sua política, que se mostrava de esquerda para os políticos que eram contra o comunismo, Jânio perdeu o apoio político e o seu vice João Goulart assumiu a presidência depois demuitos conflitos.
Em março de 1964, depois de rebeliões, da perda da sustentação popular e da perda do apoio dos políticos, militares e políticos de direita se unem e derrubam o governo de João Goulart, e iniciam uma ditadura militar que desprezava os políticos e as instituições. O regime militar era um sistema repressivo, que levou a violência para todos os segmentos considerados de oposição.
Operíodo militar ocorreu no Brasil no período de 1964 a 1984. O golpe dá aos militares um imenso poder. Nesta época, inúmeras práticas foram adotadas com violência e tortura contra as pessoas que se mostravam com uma conduta negativa em relação ao regime.

A DITADURA MILITAR NO BRASIL
A Ditadura Militar ocorreu durante os anos de 1964 e 1985, caracterizando-se pela falta de demcracia, destruição dosdireitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão. No ano de 1961 o Brasil vivia uma crise política, decorrente da renúncia do presidente Jânio Quadros no mesmo ano. O vice João Goulart, assumiu a presidência e seu governo foi marcado pela abertura das organizações sociais. Estudantes, organizações populares e trabalhadores ganharam espaço no cenário político brasileiro,preocupando as classes conservadoreas, como emp´resários, banqueiros, a Igreja Católica, militares e a classe média.
João Gourlat era acusado pelos partidos da União Democrática Nacional (UDN) e o Partido Social Democrático (PSD) de estra planejando um golpe esquerdista e de ser o responsável pelos problemas que o Brasil enfrentava na época.
No dia 13 de março de 1964, João Goulart realizou umcomicio na Central do Brasil (Rio de Janeiro), defendendo as reformas de base e mudanças na estrutura agrária, econômicas e educacional, seis dias depois os conservadores fizeram um protesto pelas ruas do Centro da Cidade de São Paulo contra João Goulart.
No dia 31 de março de 1964, tropas de Minas Gerais e São Paulo saíram às ruas, os militares tomaram conta do poder e Jânio Quadros deixou o país,refugiando-se no Uruguai.
Após a tomada de poder dos militares, foi estabelecido o AI-1, com 11 artigos, onde dava ao governo militar o poder de alterar a constituição, cassar manadatos legislativos, suspender direitos políticos por 10 anos e demitir, colocar em disponibilidade ou aposentar qualquer pessoa que fosse contra a segurança do país, o regime democrático e a administração pública, além dedeterminar eleições indiretas para a presidência da República.
A liberdade de expressão e de organização era quase inexistente, partidos políticos, agremiações estudantis e outras organizações representtivas da sociedade foram extintas ou sofreram intervenções do governo. Os meios de comunicação e as manifestações artísticas foram submetidos à censura.
De 1964 a 1985, foi o período em que osmilitares ficaram no poder, onde muitos se calaram e os que não se calaram, morreram. Com a inflação em alta e a recessão também, os movimentos contra esse período ganharam forças além dos que já tinham sido adquiridos. Em 1984 milhares de pessoa participaram do movimento direto já. Em 1985, o colégio eleitoral escolhia o deputado Tancredo Neves para presidência, tendo o fim da ditadura e a volta dademocracia.

REPRESSÃO POLÍTICA

O governo criou um sistema de repressão que se baseava em divisões de tarefas, para garantir e controlar a sociedade dentro das regras do regime, a ditadura contava com os órgãos de repressão que consideravam cada cidadão um suspeito.
O Dops (Departamento de Ordem Política e Social) era um destes órgãos que tinha como atribuição torturar e interrogar. Em...
tracking img