Ditadura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 45 (11214 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
brasil
Introdução




De 1964 a 1985, o Brasil viveu a Ditadura Militar, uma época em que os militares passaram a governar o país. Esse regime de governo foi chamado de ditadura, pois os governantes não eram escolhidos pela população e quem discordava do governo podia ser preso.O Congresso Nacional não podia controlar os generais presidentes. Os sindicatos, as universidades e os jornaiseram vigiados pela polícia.Em seus 21 anos de duração, o regime militar exerceu uma pressão permanente e sufocante sobre a vida artística e cultural. Proibiu peças de teatro, mutilou canções, censurou filmes, prenderam artistas, escritores, jornalistas, compositores etc. Sempre houve resistência ao regime: passeatas estudantis, guerrilha urbana e rural, mobilização dos operários, jornalistas,professores, camponeses, donas de casa, políticos e estudantes todos disseram não a ditadura e lutaram bravamente pela abertura política.




































Ditadura militar no Brasil (1964-1985)




O regime militar no Brasil foi um período iniciado em abril de 1964, após um golpe militar articulado pelas Forças Armadas, em 31 de março do mesmoano, contra o governo do presidente João Goulart.O golpe ocorreu devido ao repúdio dos militares à políticas que interpretaram como sendo de esquerda. As principais razões que desencadearam o golpe foram: 1 - Rejeição dos militares à implantação de um conjunto de reformas, especialmente a reforma agrária, que traria como consequência imediata a divisão das grandes propriedades (latifúndios). Essaproposta era defendida por muitos políticos e intelectuais, como Joaquim Nabuco e André Rebouças, desde a época da abolição (1888). 2 - Durante o governo de João Goulart foi implantada a Lei de Remessas de Lucro, que diminuia as chances das empresas internacionais (dos EUA, principalmente) maquiarem seu lucro real e obrigava as mesmas a investir parte desse dinheiro no Brasil. Em outras palavras:o governo estava diminuindo as regalias das empresas estrangeiras em prol do desenvolvimento do Brasil.A reforma agrária diminuiria o poder dos grandes proprietários, principalmente no Nordeste. Conhecidos como "coronéis", os latifundiários usavam seu poder político e econômico para manipular eleições, elegendo representantes que defendiam seus interesses e impedindo assim a formação de umaconsciência de cidadania.O Golpe de 1964 tem origem na "conspiração anti-vargas", que incluía os militares. Vargas era alvo de deliberadas críticas dos seus opositores, principalmente do jornalista Carlos Lacerda (UDN), que achavam demasiado esquerdista sua política sócio-econômica.

O golpe: a ditadura sem disfarces

Tropas militares, na madrugada do dia 31 de março de 1964, sob o comando do generalOlimpio Mourão Filho marcharam de Juiz de Fora para o Rio de Janeiro com o objetivo de depor o governo constitucional de João Goulart. O presidente encontrava-se no Rio de Janeiro, quando recebeu um manifesto exigindo sua renúncia. O chefe da Casa Militar, general Assis Brasil, não conseguiu colocar em prática um plano que teria a função de impedir um possível golpe. Os partidos de sustentação dogoverno ficaram aguardando a evolução dos acontecimentos. O presidente, de Brasília, seguiu para Porto Alegre e se refugiou numa instância de sua propriedade.Na história republicana brasileira, ocorreram diversas intervenções militares de curta duração. Desta vez, entretanto, o país foi surpreendido por cenas de força e violência: tanques, caminhões e jipes de guerra ocuparam as ruas dasprincipais cidades brasileiras. Caçações, tortura e mortes. Sedes de partidos políticos, associações e sindicatos e dos movimentos que apoiavam as reformas do governo foram destruídas e tomadas por soldados fortemente armados. Nessa época, os estudantes, artistas, intelectuais, operários que acreditavam na possibilidade de um país justo se organizavam para defender as reformas de base. A sede da União...
tracking img