Ditadura e lei de imprensa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (727 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ditadura e Lei de Imprensa
 

Em 9 de fevereiro de 1967 foi instituída uma lei que passaria a ser conhecida como Lei de Imprensa. Sancionou-se então, durante a Ditadura Militar pelo PresidenteHumberto de Alencar Castello Branco – também conhecido como Castello Branco. Quando criada a lei servia para restringir os direitos e a liberdade de expressão dos jornalistas. O objetivo também era dapunição severa aos jornalistas.
Com o passar dos anos e o fim da Ditadura Militar a Lei de Imprensa passou a ser usada com cautela e bom-senso. Alguns dos exemplos de pedaços da lei que hoje não fariamsentido ser seguidos:
Art . 1º É livre a manifestação do pensamento e a procura, o recebimento e a difusão de informações ou idéias, por qualquer meio, e sem dependência de censura, respondendo cadaum, nos têrmos da lei, pelos abusos que cometer.
§ 2º O disposto neste artigo não se aplica a espetáculos e diversões públicas, que ficarão sujeitos à censura, na forma da lei, nem na vigência doestado de sítio, quando o Govêrno poderá exercer a censura sôbre os jornais ou periódicos e emprêsas de radiodifusão e agências noticiosas nas matérias atinentes aos motivos que o determinaram, comotambém em relação aos executores daquela medida.
No parágrafo segundo do artigo primeiro pode ser notada uma contradição no que diz respeito à liberdade de expressão. No artigo primeiro diz-se que élivre a manifestação do pensamento e a difusão de informações ou ideias, porém quando lemos o parágrafo segundo pode-se notar que apesar de haver liberdade de expressão, a censura agia sobre a imprensa.Art . 7º No exercício da liberdade de manifestação do pensamento e de informação não é permitido o anonimato. Será, no entanto, assegurado e respeitado o sigilo quanto às fontes ou origem deinformações recebidas ou recolhidas por jornalistas, radiorrepórteres ou comentaristas.
No artigo sétimo viola-se o direito ao anonimato quando feita uma denúncia. Isto fere a constituição e os direitos do...
tracking img