Ditadura militar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1992 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ditadura Militar (1964 – 1985)
Geraldo Vandré

Trabalho de História
:

1.0 Introdução
Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985. Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regimemilitar.
A ditadura militar tentou vetar, ou dificultar, a livre circulação de ideias no Brasil e a censura foi o algoz no cinema, das artes, do jornalismo, da literatura, do teatro e qualquer outra manifestação cultural ou cientifica. Nada escapava da à fúria cortada dos encarregados, pela ditadura, de impedir o debate do país, e a música foi uma de suas vitimas mais notórias.

Desenvolvimento2.0 Ditadura Militar
A ditadura militar é uma forma de governo onde o poder político é efetivamente controlado por militares. A ditadura militar no Brasil se iniciou em 1964, durando até 1985. Essa época foi marcada pela desorganização, falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, perseguição a política e repressão a todos que se opunham ao regime militar.
A instabilidadepolítica durante o governo de João Goulart foi uma grande influência para que ocorresse o golpe militar. Pois havia várias ocorrências de greves e manifestações políticas e sociais. Outros fatores foram o alto custo de vida enfrentado pela população, a promessa de João Goulart em fazer a Reforma Base que consistia em mudanças radicais na agricultura, economia e educação, o medo da classe média de que osocialismo fosse implantado no Brasil e o apoio que os militares brasileiros receberam da Igreja Católica, setores conservadores, classe média e até dos Estados Unidos.
Em meio a essa instabilidade, os partidos que estavam se opondo a João Goulart o acusavam de estar planejando um golpe esquerdista e que ele era o principal responsável pelos problemas que o Brasil estava enfrentando na época.Depois disso, João Goulart resolveu fazer um grande comício para a população na Central do Brasil, onde ele defendeu as Reformas da Base, prometendo que iria realizar mudanças na educação e economia do país, para assim apaziguar a situação.
Porém os conservadores resolveram fazer um protesto pelas ruas de São Paulo onde milhares de pessoas compareceram. E a crise política e as tensões sociais sóestavam aumentando, em meio a tudo isso as tropas de Minas Gerais e de São Paulo fizeram uma intervenção nas ruas para que não ocorresse uma guerra civil.
Em meio a essa situação, João Goulart saiu do país se refugiando no Uruguai, então foi ai que os militares tomaram conta do governo brasileiro. Eles criaram várias leis para o Brasil, inclusive as de cassar mandatos, suspensão de direitos políticospor dez anos e demitir, colocar em disponibilidade ou aposentar qualquer pessoa que se opusesse ao governo militar.
Além das pessoas que trabalhavam no governo, a população também teve que aceitar a repressão aos movimentos sociais e manifestações de oposição, assim como censura aos meios de comunicação, que não podiam citar nada sobre o assunto, aos artistas também. Houve também a aproximaçãodos Estados Unidos, que controlava os sindicatos, a implantação do bipartidarismo, onde havia somente dois partidos – ARENA (governo) e MDB (oposição controlada).
Ocorreu o enfrentamento militar dos movimentos de guerrilha contrários ao regime militar, assim como o uso de métodos violentos, inclusive tortura, contra as pessoas contrárias ao regime e o “Milagre Econômico” onde teve um fortecrescimento da econômica entre os anos de 1969 a 1973 com altos investimentos em infra-estrutura, mas também com isso o aumento da dívida externa.
Com a vitória do MDB nas eleições em 1978 começa o processo de redemocratização, mas somente no dia 15 de janeiro de 1985, com Tancredo Neves, que fazia parte da Aliança Democrática, eleito Presidente da República é que o regime militar chegou ao fim.
2.1...
tracking img