Ditadura militar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1117 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ditadura Militar.
A Ditadura Militar (1964-1985) é caracterizada pelo período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Uma época marcada pela falta de democracia, ausência de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar. O Brasil enfrentava uma crise política desde a renúncia de Jânio Quadros em 1961.Após João Goulart (1961-1964), vice de Jânio, assumir o poder, o governo ficou marcado pela abertura às organizações sociais. Estudantes, organizações populares e trabalhadores ganharam espaço, causando a preocupação das classes conservadoras como, por exemplo, os empresários, banqueiros, Igreja Católica, militares e classe média. Todos temiam um rumo socialista para o Brasil, principalmente porque,nessa época o mundo vivia o auge da Guerra Fria. Este caráter populista e de esquerda, começou a causar preocupação nos EUA, que junto com as classes conservadoras brasileiras, temiam um golpe comunista. Partidos de oposição, como UDN e PSD, acusavam Jango de estar planejando um golpe de esquerda e de ser o responsável pelo desabastecimento que o Brasil enfrentava. Por isso, no dia 13 demarço de 1964, João Goulart realiza um grande comício na central do Brasil, prometendo mudanças radicais na estrutura do país, mais conhecidas como Reformas de Base. Seis dias depois, os conservadores organizaram uma passeata que reuniu milhares de pessoas pelas ruas do centro da cidade de São Paulo, conhecida como a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, que lutava contra as reformaspropostas por Jango. A cada dia a crise política só aumentava. No dia 31 de março, tropas de São Paulo e Meninas saem às ruas e para evitar uma crise política, Jango abandona o poder e refugia-se no Uruguai. Com a saída de João Goulart, os militares tomam o poder e decreta o AI-1, (ato institucional que caça mandatos políticos dos opositores ao regime).

As reformas de Jango e a Marcha da Famíliacom Deus pela Liberdade: tensões que antecederam o golpe de 64.

As reformas de Jango e a Marcha da Família com Deus pela Liberdade: tensões que antecederam o golpe de 64.

Em 1964, o general militar, Castello Branco, eleito pelo Congresso Nacional, assume o poder com uma posição autoritária contrária da reforma democrática que ele havia proposto. Castello implantou as eleições indiretaspara presidente e dissolveu os partidos políticos, além disso, caçou mandatos e tirou os direitos constitucionais dos cidadãos. Em seu governo só estavam autorizados o funcionamento de dois partidos: MDB e ARENA. Enquanto o primeiro era de oposição, de certa forma controlada, o segundo representava os militares. O governo militar impõe a Constituição de 1967 que torna oficial o regimemilitar e suas formas de atuação. Em 1967, o general Arthur da Costa e Silva assume o governo após ser eleito indiretamente pelo Congresso Nacional. Seu governo é marcado por protestos e manifestações sociais. A oposição ao regime militar cresce no país. Uma guerra urbana começa a ser organizada por jovens idealistas, ao mesmo tempo em que as greves trabalhistas acontecem. No dia13 de dezembro de 1968, o governo decreta o Ato Institucional Número 5 (AI-5 ). Este foi o mais duro do governo militar, pois aposentou juízes, cassou mandatos, acabou com as garantias do habeas-corpus e aumentou a repressão militar e policial.

Passeata contra a ditadura militar no Brasil   
Passeata contra a ditadura militar no Brasil   

Após passar por problemas de saúde, Costa e Silva ésubstituído por uma junta militar formada pelos ministros Aurélio de Lira Tavares (Exército), Augusto Rademaker (Marinha) e Márcio de Sousa e Melo (Aeronáutica).  Nesse período, dois grupos de esquerda, O MR-8 e a ALN realizam o sequestro do embaixador dos EUA Charles Elbrick e exigem a libertação de 15 presos políticos, exigência conseguida com sucesso. Mas, em 18 de setembro uma é decretada a...
tracking img