Ditadura militar no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2880 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
    Considerando que no contexto da sociedade atual, as pessoas têm cada vez menos tempo para o lazer, se alimentar corretamente e se relacionar, o exercício físico além de uma prática saudável, se tornam um excelente meio de aliviar as tensões do dia a dia. Com isso, as academias se tornaram uma opção interessante. As atividades em academias atendem a interesses e objetivos diversos,que vão desde a estética, exigida socialmente, à melhora do desempenho atlético e da saúde. Obviamente, esses objetivos podem ser alcançados através de outros exercícios e modalidades esportivas, dentro da própria academia.
    Atualmente, uma das modalidades mais procuradas é a Ginástica, conhecida popularmente como aulas coletivas, onde existe a presença de música e de um professorresponsável, que é seguido pelos alunos. No entanto, a palavra ginástica significa literalmente “exercitar-se nu”, por outro lado, segundo o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa é a arte de fortificar, desenvolver e tornar o corpo flexível por meio de exercícios físicos.
    Não é possível datar com exatidão a origem da ginástica, porém, de forma organizada e sistematizada surgiu na Grécia Antiga, noqual valorizavam a perfeita harmonia entre corpo e mente, sendo dessa forma, necessário exercitá-los igualmente (RAMOS, 1982). Mais tarde os romanos passaram a usar a ginástica com fins militares no preparação do corpo para a batalha, o que ainda é encontrado no militarismo (RAMOS, 1982). Com a Revolução Industrial a ginástica passou a servir como preparo do corpo para o trabalho (SOARES, 1994),    Inúmeros métodos ginásticos foram sendo desenvolvidos principalmente nos países europeus, os quais influenciaram e até os dias de hoje influenciam a Ginástica mundial e em particular a brasileira. Dentre aqueles que tiveram maior penetração no Brasil destacam-se as escolas alemã, sueca e francesa. Essas questões são amplamente analisadas por autores como Ramos (1982), Marinho (1953, 1956,1958, 1980) Langlade e Langlade (1970), Castellani Filho (1988), Soares (1994) entre outros, os quais têm estudado os aspectos históricos relacionados à Educação Física e à Ginástica, e contribuído de forma significativa para a compreensão de sua evolução em nível nacional e internacional.
    Portanto, desde sua origem, a ginástica tem evoluído influenciada pelas diferentes culturas e tendo sofridotransformações ao longo do tempo. Há várias manifestações da mesma, atendendo a interesses diversos. Não é raro considerar-se que esses objetivos possam ser alcançados apenas pela prática contínua da ginástica ou outra atividade física, sem se levar em conta outros fatores contribuintes para a concretização dos mesmos. Atualmente, a ginástica de academia tem atraído vários adeptos, impulsionadospela mídia que, além de divulgar os métodos que estão na “moda”, através de propagandas, programas e noticiários, veicula, de acordo com os interesses do mercado, padrões de corpo a serem buscados (GOYAZ, 2006).
    De acordo com Goyaz (2006), o surgimento das academias no Brasil dá-se por volta de 1970, a partir da grande repercussão dos fundamentos dos exercícios cardio-respiratórios,desenvolvidos pelo Dr. Keneth Cooper. Esses exercícios, chamados aeróbicos despertaram o interesse de profissionais da Educação Física que os difundiram de diferentes formas, chamando a atenção de empresários que, a partir da década de 1980, investiram na construção de grandes academias. Houve grande divulgação, pela mídia, dos campeonatos de aeróbica, sendo ela a grande propulsora da atividade física emacademia, onde, atualmente, há uma diversidade de programas tais como: musculação, ginástica localizada, alongamento, step, hidroginástica (PEREIRA, 1996). Muitas outras modalidades mais recentes, ainda não definidas na bibliografia da área e encontradas em folders de marketing de academia ou de cursos promovidos no mundo fitness, povoam as academias com o intuito de atrair cada vez mais pessoas em...
tracking img