Disturbios de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5014 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DE ESTÁGIO SOBRE DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM

REGIANE DE ALCANTARA
13/03/2012


TEMA: Distúrbios de aprendizagem.


DELIMITAÇÃO DO TEMA:

O objetivo deste estudo é fornecer conhecimento necessário para detectar possíveis distúrbios de aprendizagem e obter competências e habilidades para lidar com diversas situações. No entanto, é preciso estar claro que pessoas queapresentam distúrbios de aprendizagem devem ter o apoio de profissionais especializados, pois existem diferentes tipos de distúrbios e, cada um deles, necessita de uma ajuda profissional específica.


Os distúrbios de aprendizagem podem ser encontrados em crianças, adolescentes e pessoas na fase adulta. Eles geram dificuldades que estão presentes no cotidiano da escola sendo enfrentadas poreducadores e também pelos responsáveis e demais pessoas que convivem com indivíduos detentores desses problemas. Muitas vezes, crianças e adolescentes têm sua imagem denegrida por adjetivos como, por exemplo, preguiçosas e desinteressadas em função da falta de conhecimentos de seus educadores.

OBJETIVO GERAL:
Existe um grande número de professores que desconhecem os distúrbios deaprendizagem e não possuem as capacidades necessárias para lidar com eles, agindo de forma errônea na execução do seu trabalho.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Analisar os distúrbios de aprendizagens e identificá-los;
- Indicar tratamentos para os distúrbios;
- Promover atividades que ajudem na solução dos problemas de distúrbios de aprendizagem em sala.


PROBLEMA:

As próprias crianças são oalvo para explicar o fracasso escolar e as responsabilidades por não aprenderem são atribuídas a elas mesmas. Em muitos casos, é desenvolvida uma autoestima negativa e isso pode ser levado até a vida adulta. Além de prejudicar de forma particular essas crianças, ainda impede o desenvolvimento do processo de ensino de uma maneira geral, isentando o sistema de ensino de qualquer erro ou defasagem emsua qualidade. Para analisar as dificuldades de aprendizagem é preciso considerar o processo todo e não apenas a capacidade de quem aprende ou deixa de aprender. Sendo assim, é fundamental que os educadores, de maneira geral, conheçam os problemas mais comuns relacionados à aprendizagem para saber agir diante deles ou, ao menos, encaminhá-los a profissionais especializados.


HIPÓTESE:Os distúrbios de aprendizagem não são caracterizados pela falta de inteligência, mas ao contrário. Muitas das pessoas que os possuem têm QI (Quociente de Inteligência) acima da média. Eles constituem deficiências reversíveis, tendo que receber atenção especial e formas de ensino apropriadas. As deficiências no processo de aprendizagem podem ter diversas causas que afetam a capacidade dosindivíduos. Exemplos delas são problemas no aparelho auditivo ou na visão, conflitos no ambiente familiar, defasagem na qualidade do ensino, inadaptação ao método utilizado, aversão por determinada matéria, diferenças culturais, problemas sociais como a desnutrição, questões genéticas, ocorrência de acidentes e muitas outras.

JUSTIFICATIVA:

Em função da grande quantidade de causas que podemser atribuídas às dificuldades de aprendizagem, existem muitas crianças que são encaminhadas para tratamentos médicos e psicológicos desnecessariamente. Por isso, é preciso ter claro que o diagnóstico correto de um distúrbio de aprendizagem depende de uma série de procedimentos como o acompanhamento constante da criança, a análise de um especialista e condições adequadas de vida. Muitos dosproblemas podem ser resolvidos facilmente e detectar a causa deles evita que a criança passe por situações mais difíceis e desconfortáveis sem que isso seja preciso.


Eles são percebidas, na maioria das vezes, no início do processo de aprendizagem, quando a criança passa a frequentar a escola e surgem diferenças no acompanhamento dos conteúdos com relação aos demais alunos da mesma faixa...
tracking img