DISTRUBIOS ALIMENTARES

1585 palavras 7 páginas
Índice: Nota Introdutória A Anorexia A Bulimia A Vigorexia
Subtítulos:
1. Galeria de imagens
2. Causas e Sintomas
3. Apresentação em VHS
4. Processo de cura
5. Vitimas da doença Conclusão Bibliografia

Introdução: Elaborámos uma lista de possíveis temas e elegemos este porque consideramos um tema interessante e que durante muitos anos foi escondido da comunidade. Com este trabalho pretendemos abordar alguns dos distúrbios alimentares que afectam a sociedade actual, referindo as causas, os sintomas, as consequências desastrosas na saúde dos doentes e, no caso de haver, o processo de cura. Esperamos que o trabalho seja do agrado de todos e que aprendam tanto ou mais quanto nós aprendemos ao realizá-lo.

Anorexia : A Anorexia Nervosa é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rigorosa e obsessiva dieta alimentar, consequentemente, baixo peso corporal e stress físico. Esta é uma doença complexa, que envolve componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. Uma pessoa com anorexia nervosa é denominada anoréctica. A anorexia nervosa é uma doença que afecta maioritariamente adolescentes do sexo feminino (95 % dos casos) e principalmente do hemisfério ocidental. Segundo as estatísticas, em cada dez casos, apenas um doente é do sexo masculino. Infelizmente a “Ana”, como retratam alguns sites, não é estilo de vida, mas sim um doença grave que pode atrair sérios problemas, ou até mesmo, levar à morte.

Causas: Muitos especialistas acreditam que muitas crianças e adolescentes sonham ser bailarinas, dançarinas, ginastas, atletas ou modelos e a «media» em certos casos, impõe a magreza como um factor importantíssimo, para o sucesso social e económico de uma pessoa. Logo, as adolescentes levam isso demasiado a sério e tentam emagrecer a qualquer custo. Pessoas que passaram por acontecimentos traumáticos, anteriormente, como rejeição familiar ou abuso físico e/ou sexual, também possuem um maior risco de tornarem-se anorécticas.

Relacionados

  • Assedio moral
    897 palavras | 4 páginas