Distribuicao de frequenca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Distribuição de Frequência
Os dados coletados através de observações são o material básico com que o pesquisador trabalha. As observações poder ser, por exemplo, os dados pessoais de um grupo deacadêmicos, produtividade, a velocidade de processamento de um computador, a resistência de um indivíduo a determinada doença, a variedade de cores de uma flor, sexo do primeiro filho de um casal, asatisfação dos acadêmicos com o curso que estão fazendo, a opinião dos estudantes quando à didática do professor e muitas outras mais.
Feita a coleta de material, é necessário organizar os dados detal forma que facilite sua leitura e descrição. A organização dos dados em tabelas é chamada distribuição de frequência.

- Distribuição de frequência: É um tipo de tabela que condensa uma coleção dedados conforme as frequências ( repetições de seus valores).
- Tabela primitiva ou dados brutos: Os dados brutos coletados em campo e trazidos para o local de análise na forma como foram coletadassão denominadas dados brutos. Normalmente este tipo de dados traz pouca ou nenhuma informação ao pesquisador. É necessário então organizá-los para aumentar sua capacidade de informação.

Exemplo:Observe as notas em estatísticas no ano de 2012, 1° semestre:
8, 2, 5, 6, 5, 6, 5, 4, 3, 7, 5, 6, 5, 4, 7, 2, 5, 4, 6, 5, 3, 6, 5, 4, 2, 5, 3, 6.

É difícil formarmos uma ideia exata do comportamentodo grupo como um todo, a partir de dados não ordenados. Alguns cálculos estatísticos só são corretos se os dados estiverem organizados em rol.
Rol: 2, 2, 2, 3, 3, 3, 4, 4, 4, 4, 5, 5, 5, 5, 5, 5, 5,5, 5, 6, 6, 6, 6, 6, 6, 7, 7, 8.
Além desta primeira organização dos dados, podemos ainda agrupá-los em classes de acordo com a frequência, diminuindo, assim, a relação de dados e, ao mesmo tempo,ampliando sua capacidade de informação.
Distribuindo então, os dados em classes, contando-se o número de indivíduos contido em cada classe, obtém-se a frequência da classe. A disposição tabular dos...
tracking img