Distribuição de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DISTRIBUIÇÃO DO TRABALHO

Introdução:

A busca de desempenho organizacional está alicerçada em estratégias e posturas que, por sua vez, são o produto do processo de gestão. Quanto melhor e maiseficaz for o processo de gestão (administração), maiores as possibilidades de sucesso no empreendimento, seja ele qual for – com, ou sem fins lucrativos.
A base de todo o contexto organizacionalestá alicerçada no elemento mais simples de todo o processo, ou seja, o trabalho, representado pela tarefa desenvolvida por cada um dos elementos humanos que fazem parte da organização, em todos os seusníveis.


Conceitos:

A Análise da Distribuição do Trabalho, é entendida por ARAUJO (2005), como o equilíbrio entre a carga de trabalho atribuída a um colaborador e os resultados de qualidade,rendimento, eficiência, eficácia e produtividade.
O instrumento no processo da análise, é o Quadro de Distribuição do Trabalho – QDT, utilizado com o objetivo de se analisar as diversas atividadesatribuídas a cada uma das unidades orgânicas existentes numa data empresa. (CURY, 1995).

Construção do Quadro de Distribuição do Trabalho – QDT:

A fase inicial do QDT compreende o levantamentode tarefas individuais, ou seja, coletando de cada colaborador, unidade ou área de estudo, as tarefas que são realizadas, a ordem de importância, quanto tempo é consumido em cada uma e com queperiodicidade ela se repete.
O objetivo deste quadro é identificar: quem faz o quê? Quanto tempo demora e com que frequência realiza a tarefa – se é diariamente, regularmente ou esporadicamente. Éigualmente importante observar possíveis períodos de sazonalidade, ou seja, quando os volumes de atividades alteram-se significativamente.

A eficiência do trabalho humano depende de:

a)Condições físico-orgânicas do indivíduo: alimentação, circulação, metabolismo, respiração, eliminação de resíduos pelos pulmões, pele, rins, intestino, etc.
b) Condições do meio físico;
c) Estado...
tracking img