Distortion33

1207 palavras 5 páginas
Distorção - Tipos e causas
Este artigo cobre alguns assuntos principais sobre distorção em fabricações soldadas a arco, especialmente os tipos básicos e fatores que afetam o grau de distorção.

Figura 1. Placas de aço com abaulamento/curvamento entre zonas rígidas longitudinais podem ser vistas claramente no casco deste navio.

O que causa distorção?
Como a soldagem envolve extremo aquecimento localizado de extremidades para fundir o material, tensões não uniformes são induzidas no componente devido a expansão e contração do material aquecido.
Inicialmente, são criadas tensões de compressão no metal frio circunvizinho a poça de solda que é formada devido à expansão térmica do metal quente adjacente à poça de solda. Porém, forças de tração acontecem ao esfriar quando a contração do metal de solda e o calor imediato à zona afetada sofrem resistência pelo tamanho do metal de base frio.
A magnitude de tensões térmicas induzidas no material pode ser vista pela mudança de volume na área de solda em solidificação. Por exemplo, quando da soldagem do aço C-Mn, o metal de solda fundido (poça de fusão) será reduzida em aproximadamente 3% durante a solidificação e o volume da ZTA/Metal de solda solidificado será reduzida adicionalmente em 7% a medida que sua temperatura é reduzida do ponto de fusão até a temperatura ambiente.
Se as tensões de expansão/contração térmica excedem os limites de deformação do metal de base, acontecem deformações plásticas localizadas no metal. Deformações plásticas causam uma redução permanente nas dimensões dos componentes e torcem a estrutura.

Quais são os principais tipos de distorção?
Distorções acontecem em seis formas principais:
Contração longitudinal;
Contração transversal;
Distorção angular;
Abaulamento/Curvamento;
Flambagem;
Torção;

Abaixo são mostradas as características principais das formas mais comuns de distorção para solda de filete e de topo.

Figura 2. Contração transversal e longitudinal da área de solda resultante do

Relacionados