Distorica no trabalho de parto

5388 palavras 22 páginas
INSTITUTO SUPERIOR DE APLICADA-INTA
ESPECIALIZAÇÃO: ENFERMAGEM OBSTÉTRICA E NEONATAL
DISCIPLINA: ASSISTÊNCIA AO PARTO DE ALTO RISCO
PROFESSORA: LÉA PIMENTEL

ASSISTENCIA AO PARTO DE RISCO : apresentação pélvica

Tâmia Queiroz Lira
Larisse Alves

Sobral – CE
2012

DISTÓCIAS

Distócias são dificuldades encontradas na evolução de um trabalho de parto, tornando uma função difícil, impossivel ou perigosa para a mãe e para o feto.
TIPOS DE APRESENTAÇÕES PÉLVICAS. DIAGNÓSTICO
ESTÁTICA FETAL
A apresentação pélvica completa (denominada de pelvipodálica) é aquela em que as coxas e as pernas estão fletidas, com os pés junto às nádegas
Na apresentação pélvica incompleta, também chamada de agripina ou modo de nádegas (pélvica simples - Magalhães) as coxas estão fletidas sobre a bacia e as pernas estendidas sobre a face anterior do tronco, portanto os pés se localizam próximos à cabeça
A apresentação pélvica incompleta é a mais freqüentemente encontrada em exames ultra-sonográficos próximos ao termo.
A linha de orientação é o sulco interglúteo, desempenhando, sob o ponto de vista da variedade de posição, o mesmo papel que a sutura sagital na apresentação cefálica. O ponto de referência fetal é o sacro.
A variedade de posição esta indicada pela letra S (SEA, SET, SEP, SDP, SDT, e SDA, conforme o sacro esteja voltado para a esquerda, para a direita, para frente ou para trás). A posição mais freqüente é a esquerda e as variedades mais encontradas são as anteriores.
Alguns autores consideram outras modalidades nas apresentações pélvicas incompletas, como o modo de joelhos ou o de pés, quando estas regiões ocupam o estreito superior da bacia, mas o seu pequeno volume não impõe característica especial ao mecanismo de parto.
Na frente de um caso de apresentação pélvica vamos considerar: 1. A anamnese 2. O toque vaginal 3. Exame

Relacionados