Distimia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1110 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O objetivo da apresentação desse trabalho é alertar um contingente grande de pessoas, que sofrem de alterações de comportamento em função da distimia. Caso os sintomas mencionados tenham correlação com as atitudes de alguém que você convive ou conhece, nossa matéria servirá de alerta para a visita de um médico especialista na área para um diagnóstico preciso e o tratamentorespectivo.
DISTIMIA
A Distimia é um transtorno afetivo de personalidade. É um modo de sentir e perceber a realidade de uma maneira melancólica e negativa, sendo que, o estado depressivo é a tônica dessa forma de ser, porém ocorrendo de uma forma crônica, com a persistência de tristeza por longo tempo.
Os pacientes com distimia relatam que não se lembram de períodos nos quais não se sentiram deprimidos,no entanto conseguem levar a vida de maneira relativamente normal. Todavia, os sintomas costumam ser graves o suficiente para causar estresse e interferir com importantes responsabilidades do dia-a-dia.
DIAGNÓSTICO E SINTOMAS
Para o diagnóstico da distimia é preciso que durante a fase de dois anos o paciente não ter passado por um período superior a dois meses sem os sintomas depressivos. Parapreencher o diagnóstico, os pacientes além do sentimento de tristeza ou de desânimo prolongado precisam apresentar, alguns dos seguintes sintomas:
* Humor deprimido;
* Sensação de desamparo; sensação de desamparo;
* Dificuldade de concentração e para tomada de decisões;
* Baixa auto-estima;
* Baixo nível de energia; fadiga;
* Problemas de sono;
* Alterações do apetite;* Sentimento de falta de esperança.
Existem sintomas de distimia que são mais súbitos, podendo ser mais comuns. As pessoas que sofrem desse distúrbio freqüentemente evitam eventos sociais, e apresentam desempenho abaixo de sua capacidade, tanto no trabalho quanto na escola. Eles freqüentemente apresentam dificuldade na realização de atividades diárias de risco, como convidar alguém para sairou ir a entrevistas para emprego. São também facilmente desencorajáveis e apresentam dificuldade em completar tarefas. Além disso, são bastante pessimistas. O perfil típico é o de uma pessoa mal-humorada.
DISTIMIA UM TRANSTORNO COMUM
A distimia é um dos transtornos do humor mais comuns. Estima-se que esse distúrbio acometa entre 3% a 5% da população geral, afetando igualmente homens e mulheres.Vale lembrar que muitas pessoas portadoras dessa doença não sabem que têm tal problema. Eles acreditam que os sintomas de pessimismo, negativismo, tristeza e baixo nível de energia são componentes normais de sua personalidade.
IDADE
O início da distimia pode ocorrer na infância caracterizando-a por uma fase anormal. O próprio paciente descreve-se como uma criança diferente, brigona, mal humoradae sempre rejeitada pelos coleginhas. Nessa fase a incidência se dá igualmente em ambos os sexos. A distimia é subdividida em precoce e tardia, precoce quando iniciada antes dos 21 anos de idade e tardia após isso. Os estudos até o momento mostram que o tipo precoce é mais freqüente que o tardio. Por outro lado estudos com pessoas acima de 60 anos de idade mostram que a prevalência da distimianessa faixa etária é alta, sendo maior nas mulheres. Os homens apresentam uma freqüência de 17,2% de distimia enquanto as mulheres apresentam uma prevalência de 22,9%. Outro estudo também com pessoas acima de 60 anos de idade mostrou que a idade média de início da distimia foi de 55,4 anos de idade e o tempo médio de duração da distimia de 12,5 anos.
CAUSAS
Provavelmente existem várias causas,dependendo de cada caso. Está claro que as pessoas que enfrentam muitas situações de estresse, na vida, apresentam risco aumentado de desenvolverem depressão crônica. Esses eventos são representados por perda de um ente querido, estresse crônico associado à pobreza ou ao desemprego, doença crônica ou dor crônica. Algumas pessoas também podem apresentar fatores genéticos que predisponham à depressão...
tracking img