Distúrbios do Movimento induzidos por Drogas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto







MARIANE DE SOUZA DA SILVA RA: A95ICB-3
RAFAELA FERNANDA VENENO RA: A74ACE-2





DISTÚRBIOS DO MOVIMENTO INDUZIDOS POR DROGAS







SÃO PAULO
2012

MARIANE DE SOUZA DA SILVA
RAFAELA FERNANDA VENENO













APS Farmacologia apresentando:
Distúrbios do movimento induzidos por drogas;
Para conclusão da APS do 5°semestre.SÃO PAULO
2012
Sumário



1. INTRODUÇÃO

Os distúrbios do movimento induzidos por drogas (DMID) representam uma enorme variedade de sintomas motores involuntários, fenomenologicamente distintos, que incluem parkinsonismo, coreia, discinesia tardia, distonia, acatisia, tremor e mioclonias.
Esses sintomas interferem no relacionamento social, performance de atividades motoras eatividades da vida diária, podendo ocasionar grande prejuízo funcional. São causados, principalmente, por drogas que interferem na neurotransmissão da dopamina e podem se manifestar como um fenômeno agudo (primeira semana de exposição à droga), subagudo (primeiros 3 meses após exposição à droga) ou crônico (após 3 meses de exposição à droga).
O diagnóstico é, basicamente clínico, fundamentado emanamnese detalhada, exame neurológico e observação cuidadosa. A sintomatologia dos distúrbios de movimento induzidos por drogas é, geralmente, indistinguível das formas idiopáticas desta condição. Uma história medicamentosa minuciosa e suspeição clínica são de fundamental importância para o seu reconhecimento, possibilitando um diagnóstico precoce e manejo adequado de cada caso.
A seguir, serãodiscutidos os diferentes tipos de DMID e seus agentes causais.
2. DROGAS E MECANISMOS

Os agentes comumente implicados na indução dos distúrbios de movimento estão listados na Tabela 1. Os neurolépticos, que bloqueiam os receptores dopaminérgicos no striatum, são as drogas mais comumente associadas aos DMID, com especial destaque ao haloperidol. A dose dos neurolépticos
convencionais associada aoefeito antipsicótico é similar à que produz sintomas extrapiramidais.



Por outro lado, os neurolépticos atípicos, geralmente, produzem efeito antipsicótico com doses mais baixas que a necessária para induzir sintomas extra
piramidais, com um menor risco para os DMID. Os anti-heméticos, que bloqueiam os receptores de dopamina no SNC, também são comumente implicados em vários DMID.
Osmecanismos responsáveis pelos vários DMID são complexos e não completamente compreendidos. Entretanto, o termo 'extrapiramidal' infere que a fisiopatologia dos DMID está localizada nas regiões cerebrais subcorticais, isto é, nos gânglios da base e no tálamo, não envolvendo o sistema motor corticoespinhal.
Estima-se que um bloqueio de, aproximadamente, 65% dos receptores dopaminérgicos mesolímbicos e 80%dos receptores dopaminérgicos nigroestriatais seja necessário para desencadear os efeitos extrapiramidais.
As propriedades farmacodinâmicas da clozapina e da quetiapina proíbem estes agentes de alcançar o alvo de 70% em qualquer dose. Estudos têm demonstrado que essas duas drogas têm a menor taxa de ocupação de receptores dopaminérgicos D2 estriatais. Com base nesses dados, em pacientes comdoença de Parkinson, esses agentes parecem ter a menor taxa de agravamento dos sintomas motores de parkinsonismo. Como o tratamento com a clozapina requer uma monitorização contínua pelo risco de desenvolvimento de agranulocitose, muitos médicos dão preferência à quetiapina para o manejo das alucinações e da psicose no paciente com doença de Parkinson.
Efeitos extrapiramidais relacionados à dose podemser observados com o uso de olanzapina e risperidona. Esta última, dos antipsicóticos atípicos, é a que apresenta maior risco de DMID.
3. PARKINSONISMO

O parkinsonismo induzido por drogas é um transtorno do movimento hipocinético caracterizado por tremor, rigidez, bradicinesia e instabilidade postural, sendo clinicamente indistinguível da doença de Parkinson idiopática. Porém, o início...
tracking img