Dissertação mercado de capitais e o crescimento ecomnomoico

922 palavras 4 páginas
Dissertação: A Relação do Mercado de Capitais é o crescimento econômico brasileiro.
Mercado de Capitais que é um sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização. É constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas. Os principais títulos negociados (título mobiliário) representam o capital social das empresas, tangibilizado em suas ações ou ainda empréstimos tomados pelas empresas, no mercado, representado por debêntures que são conversíveis em ações, bônus de subscrição e outros papéis comerciais. A constituição permite a circulação de capital e custeia o desenvolvimento econômico.
No mercado de capitais ainda podem ser negociados os direitos e recibos de subscrição de valores mobiliários, certificados de depósitos de ações e outros derivativos autorizados à negociação. O objetivo é canalizar as poupanças (recursos financeiros) da sociedade para o comércio, a indústria e outras atividades econômicas. Distingue-se do mercado monetário que movimenta recursos em curto prazo, embora tenham muitas instituições em comum.
Já nos países mais desenvolvidos os mercados de capitais são mais fortes e dinâmicos. Nos países em desenvolvimento a uma fraqueza desse mercado e isso dificulta a formação de poupança, sendo um sério obstáculo ao desenvolvimento, obrigando esses países a recorrerem ao mercado de capitais internacionais.
O mercado de Capitais possui tipos de mercados: o mercado de crédito ou mercado monetário, o mercado monetário interbancário e o mercado de dívida pública.
No o mercado de crédito ou mercado monetário os contratos são feitos de forma individualizada entre as duas partes e as obrigações resultantes em geral não são transferíveis. Há intermediação financeira, no caso o banco comercial é o intermediador entre o tomador do empréstimo e o proprietário do recurso que podem ser divididos em: curto prazo e

Relacionados