Disposição inadequada de residuos domesticos em cabexeiras de nascentes na cidade de taciba-sp

453 palavras 2 páginas
As bacias hidrográficas são de grande importância em estudos ambientais e consideradas como unidade de pesquisa de diversos assuntos,isto se deve a relevância de sua dinâmica e a interação dos elementos químicos,físicos e biológicos existentes,que interferem diretamente na sociedade.Entre as cidades e as bacias hidrográficas existe um abrangente conjunto de inter-relações que influenciam,direta ou indiretamente,as condições ambientais e de vida em áreas urbanas.O homem interfere no meio ambiente, criando novas situações ao construir e reordenar o espaço físico de acordo com seus interesses,fazendo,muitas vezes, com que haja uma utilização incorreta ou inadequada dos recursos naturais. Neste contexto,a adoção das bacias hidrográficas como unidade geográfica para o planejamento ambiental é muito importante para disciplinar e planejar os usos e ocupações do solo e da água.
Os resíduos sólidos domésticos no local foram dispostos durante trinta anos,iniciando na década de 1970, finalizando no ano de 1996 quando da desativação ocorrida por intervenção e imposição legal por parte do Ministério Público. A desativação não impediu que os líquidos contaminantes cessassem de contribuir com a contaminação das águas superficiais.Fato verificado através de novas análises físico-químicas realizadas em amostras de água, coletadas em outubro de 2010, onde constatou-se ainda, altos níveis de contaminação bacteriológica provocada pela disposição dos resíduos sólidos em um dos afluentes da margem direita do córrego Amargoso. Assim, com o diagnóstico da situação da disposição dos resíduos sólidos na bacia em questão, pretende-se apontar as condições em que os resíduos foram descartados no meio físico, de forma que ainda, produzam contaminantes nas águas do córrego Amargoso.
O presente projeto tem por objetivo discutir a disposição de resíduos sólidos em um antigo lixão já desativado no município de Taciba – SP e identificar e discutir os impactos socioambientais causados e a

Relacionados