Dispositivos moveis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3576 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MERCADO DE SOFTWARE PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

Valdir Nascimento dos Santos
Pesquisa e Prática Interdisciplinar VI
Universidade Salvador –UNIFACS - EaD

RESUMO: O mundo passa por uma nova revolução. Valores, crenças e costumes estão sendo debatidos não mais em reuniões a portas fechadas, mas sim, além das fronteiras continentais. Neste artigo será discutido o mercado de software paradispositivos móveis, o qual está em pleno crescimento, mas o Brasil sente dificuldades em acompanhá-lo por motivos que serão analisados no decorrer deste trabalho.

PALAVRAS-CHAVE: software; mobiles; aplicativos; governo; internet; infraestrutura;
Educação;

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho que hora se apresenta sob o tema “Mercado de Software para Dispositivos Móveis” tem muito haver com ostempos atuais e as mudanças pelas quais a sociedade vem passando nos últimos anos ao ponto de alguns sociólogos nomeá-la como sendo a sociedade digital ou sociedade da informação (Delson Ferreira em seu Manual de Sociologia – 2005). No embalo dessas mudanças vem se firmando com muita volúpia os chamados dispositivos móveis: PDA’S, Palm’s, Celular, Tablet, iphone, smartphones entre outros. É um novouniverso de possibilidades que vem surgindo e com ele um canteiro de oportunidades para empresas e profissionais que lidam no dia a dia com a já famosa Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC.
A importância deste tema se verifica no crescente número de pessoas que necessitam por vício, por trabalho ou por outros motivos não mencionados aqui, estarem conectadas à rede mundial. Sãodiversas as utilidades de um dispositivo móvel, desde ouvir música até compartilhar dados e informações com membros de grupos de trabalho espalhados pelos quatro cantos do globo. Para os estudantes que pretendem ingressar na área de TIC, conhecer esta temática se faz necessário, pois ela trata das tendências de marcado e qual rumo está tomando o desenvolvimento de software. Os dispositivos móveisganharam destaque nestes últimos tempos e estima-se que até 2015 o desenvolvimento de aplicativos para dispositivo móvel será muito maior do que para desktops convencionais (entrevista com Cezar Taurion, site Baguete – 2011).
Há uma incerteza de que o Brasil possa ser capaz de absorver esta demanda na velocidade em que as coisas acontecem. O país está atrasado tecnologicamente e, portanto épreciso saber o que está sendo feito para corrigir algumas distorções e preparar o seu povo para entrar com qualidade e eficiência nesta modalidade da era digital. Parte do mundo desenvolvido ou em desenvolvimento já se deu conta desta tendência de migração de tecnologia fixa para móvel e investe nisto, mas o Brasil ainda não tem investido o suficiente em formação universitária e em outrosseguimentos para esta área, de forma que torne sua presença na corrida pela fatia deste mercado mais significativa e eficaz.
Há pouco tempo é que este e outros temas ligados à tecnologia da informação vem sendo esporadicamente abordado nos meios de comunicação devido o advento da TV Digital no Brasil e com a ela a tão sonhada banda larga, mas isso é pouco diante do que o mundo vem explorandosistematicamente no seu mercado local e internacional, inclusive exportando para o nosso país. Diante disto é possível constatar que as universidades, principalmente à distância, dão pouca ênfase a este tema em seus cursos de tecnologia de informação. Outra observação importante são os termos e conceitos ligados à tecnologia móbile que quando pronunciados soam com muita estranheza por ainda não fazeremparte da realidade de muitos brasileiros inclusive dos próprios estudantes universitários. Economicamente o país está próximo do primeiro mundo, mas a sua infraestrutura tecnológica ainda pertence ao segundo mundo próximo do terceiro em termos de telecomunicações. O que vai se verificar aqui é a que futuro o Brasil irá pertencer nos próximos anos e a sua capacidade de transformar as adversidades...
tracking img