Dispositivos moveis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2960 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL –
SENAI SC EM LAGES

TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET

DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

CLAUDIO MANUEL ELOI JUNIOR
DANIEL CELITO PEREIRA JUNIOR
GIULIANO STEIDLE

Lages – SC
2011
CLAUDIO MANUEL ELOI JUNIOR
DANIEL CELITO PEREIRA JUNIOR
GIULIANO STEIDLE

DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEISTrabalho apresentado ao curso de Informática para Internet do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI/SC em Lages.

Dione Ribeiro dos Santos
Professor

Lages – SC
2011
SUMÁRIO

1 Introdução 3

2 Arquitetura Cliente/Servidor 4

3 Tipos de disposivos móveis 5

4 mobilidade 8

4.1 HTTP 8
4.1.1 Get 9
4.1.2Head 9
4.1.3 Post 9

4.2 Clientes magros 10

4.2 Clientes Gordos 10

5 segurança 10

6 Gerência de desenvolvimento de aplicações móveis 13

6.1 Requisitos 13

6.2 Projeto 13

6.3 Codificação 13

6.4 Teste do sistema 14

6.5 Manutenção 14

REFERÊNCIAS 15

1 Introdução

Com o crescente mercado dos smartphones, a área de desenvolvimento para dispositivos móveis estácada vez mais abrangente, sendo uma das tendências mais fortes dos últimos tempos.
Atualmente não existe uma plataforma ou arquitetura padrão para estes dispositivos, pois cada fabricante investe em um tipo de plataforma para rodar em seu produto. No entanto é possível desenvolver aplicativos mais abrangentes, como em JAVA, por exemplo, pois a maioria das plataformas suporta estalinguagem.
As principais plataformas de desenvolvimento hoje são o “iOS” e o “Android”, ambas muito disseminadas entre usuários do mundo todo. Cada uma conta com suas qualidades e defeitos como, por exemplo, o iOS não é gratuito e exclusivo para dispositivos desenvolvidos pela Apple, o Android é gratuito e “open source” pois tem sua plataforma baseada em Linux.
2 Arquitetura Cliente/ServidorCliente/Servidor é uma arquitetura de rede que possui dois módulos básicos: os servidores, fornecendo informações e serviços, e os clientes, requisitando informações e serviços. Nesta arquitetura as aplicações mais críticas, por exemplo, os sistemas de banco de dados, são executados no servidor. Desta forma, as máquinas clientes podem ser menos poderosas, pois executam os aplicativos querequerem menos recursos. O paradigma Cliente/Servidor é usado praticamente em todos os processos distribuídos em que a aplicação servidora aguarda conexões, executa serviços e retorna resultados.
Já a aplicação cliente é quem estabelece a conexão com o servidor, envia mensagens para o mesmo e aguarda pelas mensagens de resposta.
Um grande benefício da arquiteturaCliente/Servidor é a diminuição de tráfego na rede, pois como o banco de dados reside no servidor a integridade dos dados é centralizada e garantida. Logo, a aplicação não precisa se preocupar com isso e sua manutenção se torna mais simples.
A arquitetura Cliente/Servidor surgiu pela necessidade de substituição dos sistemas centralizados em mainframes. É hoje uma das tecnologias mais utilizadas emambientes corporativos.
Em ambientes centralizados o compartilhamento de dados era resolvido através da utilização de mainframes com vários terminais interligados a eles. Esta estrutura, além de ser muito cara, era pouco flexível.
A evolução do poder de processamento dos microcomputadores possibilitou aos desenvolvedores de software aperfeiçoar sistemas operacionais edisponibilizar poderosos sistemas gerenciadores de banco de dados. Tudo isso aliado ao surgimento de redes locais (Local Area Networks - LANs) e redes amplas (Wide Area Networks – WANs) possibilitou o aperfeiçoamento de tecnologias de desenvolvimento de aplicações no modelo cliente/servidor. Uma característica muito importante na arquitetura Cliente/Servidor que pode ser observada na Figura 6 é o fato de...
tracking img