Dispositivos fotoeletricos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (614 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE ELETRONICA ANALOGICA (FOTOCELULA)

LUAN ATALLAH WESTPHALEN
JOÃO VICTOR XAVIER
BRUNO TIGRINHO
DOUGLAS PEREIRA
T.: LB2

Curitiba, 2013
INTRODUCAO
Fundamentação Teórica
PainéisFotovoltáicos

Os painéis fotovoltaicos são dispositivos utilizados para converter a energia solar em energia elétrica. São compostos por células solares, também designadas por células fotovoltaicas.FUNCIONAMENTO
As células fotoelétricas são um bom exemplo cotidiano desta tecnologia. Seu princípio de funcionamento é a geração de uma corrente elétrica quando esta célula é colocada em umambiente iluminado. É um fenômeno segundo o qual elétrons absorvem energia luminosa ganhando energia suficiente para se liberarem da estrutura atômica, gerando um compasso ordenado de cargas elétricas.Como funciona uma célula fotovoltaica?

     Quando a luz atinge a célula, esta absorve-a através do material semicondutor, neste caso, o silício.O material semicondutor é na verdade composto porduas placas, D e E, estas duas placas são ambas formadas por silício impuro.

     A placa D é composta por átomos de sílicio com impurezas (geralmente fósforo) de maneira a formar uma placa carregadacom átomos instáveis.A placa E, por sua vez, é composta por átomos de silício com impurezas (geralmente boro) de maneira a formar uma placa carregada com átomos também instáveis, quando se junta estasduas placas, os átomos de silício das duas placas vão interagir entre si, libertando electrões.
Esta interacção vai criar um campo eléctrico que orienta os electrões numa direcção;
    Estainteracção vai criar um campo eléctrico que orienta os electrões numa direcção, quando a luz atinge a célula, os fotões de luz vão “arrancar” os electrões dos átomos de silício, processo este designado porfotoeléctrico.
    Se a isto, adicionarmos materiais que possam conduzir estes electrões livres, como o metal presente nas placas C e F, podemos direccionar os electrões para, por exemplo, o quadro...
tracking img