Dispositivos de entrada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1044 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Dispositivos de Entrada/Saída

Dispositivos de saída são dispositivos que exibem dados e informações processadas pelo computador, também chamados de unidades de saída (no inglês input/output - entrada/saída). Por outras palavras, permitem a interação do processador com o homem, possibilitando a entrada e saída de dados. O que todos os dispositivos de entrada têm em comum é que eles codificam ainformação que entra em dados que possam ser processados pelo sistema digital do computador. Já os dispositivos de saída decodificam os dados em informações que podem ser entendidas pelo usuário. Há dispositivos que funcionam tanto para a entrada como para a saída de dados, como o modem e o drive de disquete. Atualmente, outro dispositivo híbrido de dados é a rede de computadores. A ação destesdispositivos pode envolver a conversão da informação digital, proveniente do computador, para outro formato. 
Os principais dispositivos de entrada de informação são: teclado, mouse, drive de CD/DVD-ROM, pen-drive, scanner, microfone, joystick, câmera filmadora, câmera digital, tela sensível ao toque, mesa gráfica e caneta ótica.
Os principais dispositivos de saída de informações são: monitor devídeo, drive de CD-ROM, caixa de som, impressora, sensores (movimento, temperatura, etc) e óculos (para realidade virtual).
Os principais dispositivos tanto de entrada como de saída de informação são: modem, drive de disquete, gravador de CD/DVD e disco rígido.

Monitor: Um monitor é um dispositivo de saída que serve de interface ao utilizador, na medida em que permite a visualização einteração dos dados disponíveis. Existem dois tipos disponíveis CRT e LCD, em relação aos componentes internos para a produção das imagens. A superfície do monitor sobre a qual se projeta a imagem é chamada tela ou ecrã. A imagem na tela é composta por pontos. Quanto maior for cada ponto menor será a resolução. A resolução é a responsável pela nitidez das imagens e do texto depende de dpi ou pixel, quantomaiores forem os números de dpi e de pixels melhor a resolução. As imagens são geradas por uma placa no interior do computador, a quantidade de cores e a resolução do monitor também dependem desta placa.
Exemplos de alguns dispositivos de saída:

Caixa de Som: As colunas de som são os dispositivos que recebem as informações relativas ao áudio que sai da placa de som e as transforma em som. Umaboa coluna tem vários satélites e um subwoofer para reforçar os graves, e quantos mais satélites tiver maior será a qualidade de som.

Placa gráfica: Placa gráfica é um dispositivo de saída que envia sinais do computador para o monitor, de forma que possam ser apresentadas imagens ao utilizador. Normalmente possui memória própria, com capacidade medida em bytes.

Impressora: Uma impressora éum periférico que, quando conectado a um computador ou a uma rede de computadores, tem a função de dispositivo de saída, imprimindo textos, gráficos ou qualquer outro resultado de uma aplicação. Herdando a tecnologia das máquinas-de-escrever, as impressoras sofreram drásticas mutações ao longo dos tempos. Também com o evoluir da computação gráfica, as impressoras foram-se especializando a cadauma das vertentes. Assim, encontram-se impressoras otimizadas para desenho vetorial e outras otimizadas para texto.


Plotter: Plotter é uma impressora especializada para desenho vetorial. Destina-se a imprimir desenhos em grandes dimensões, com elevada qualidade e rigor, como, por exemplo, plantas arquitetônicas, mapas cartográficos, etc. Existe também a plotter de recorte, onde uma lâminarecorta adesivos de acordo com o que foi desenhado previamente no computador. O material assim produzido é utilizado na personalização de frotas de veículos e ambientes comerciais, como fachadas, vitrines, confecção de banners, luminosos, placas, faixas, etc.

.
Fones: Headphones são pequenos alto-falantes para audição direta na cabeça do ouvinte. A finalidade é proporcionar uma audição...
tracking img