Dispositivos de entrada e saida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1560 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dispositivos de entrada e saída

Introdução
Os dispositivos de entrada e saída (E/S) ou input/output (I /O) são também denominados periféricos. Eles permitem a interação do processador com o homem, possibilitando a entrada e/ou a saída de dados. O que todos os dispositivos de entrada têm em comum é que eles codificam a informação que entra em dados que possam ser processados pelo sistemadigital do computador. Já os dispositivos de saída decodificam os dados em informação que pode ser entendida pelo usuário.
Há dispositivos que funcionam tanto para entrada como para saída de dados, como o modem e o drive de disquete. Atualmente, outro dispositivo híbrido de dados é a rede de computadores. Vídeo: A interface homem-computador - acessado em 7/09/2008Os recursos criados para auxiliar ainteração entre o usuário e seu computador.
Os principais dispositivos de entrada de informações são: teclado, mouse, drive de CD / DVD-ROM, pen drive, scanner, microfone, joystick, câmera filmadora, câmera digital, tela sensível ao toque, mesa gráfica e caneta ótica.
Os principais dispositivos de saída de informações são: monitor de vídeo, drive de CD-ROM, caixa de som, impressora, sensores(movimento, temperatura etc) e óculos (para realidade virtual).Vamos apresentar apenas alguens desses dispositivos.

Monitor de Vídeo
Descrição
O monitor de vídeo é um equipamento semelhante a uma TV, responsável por transmitir informações visuais ao usuário.
É um dispositivo de exibição de saída mais usado, exibindo texto, imagens e vídeos Assim, na tela aparecem as informações do sistemaoperacional e dos programas e em que, também, se pode ver o resultado do trabalho feito.
Funcionamento
É importante lembrar que uma imagem na tela é composta por pontos. Quanto maior for cada ponto menor será a resolução, ou seja, a nitidez da imagem. Quanto menor for o ponto, o mesmo vídeo possuirá mais pontos e melhor será a resolução.
A resolução da tela é responsável pela nitidez das imagens e dotexto e depende de dpi - dots per inch, pontos por polegada, que servem para formar as imagens na tela ou pixel - é uma abreviatura de picture elements e representa os pontos.
Características Técnicas
Quanto maiores forem os números de dpi e de pixels melhor será a resolução. As imagens que aparecem na tela do monitor são geradas por uma placa que fica no interior do computador. A quantidade decores e a resolução que o monitor pode apresentar, também depende da capacidade dessa placa.
A resolução determina o número de pixéis por unidade de superfície (pixéis por polegada linear (em inglês DPI: Dots Per Inch, traduz-se como pontos por polegada). Uma resolução de 300 dpi significa 300 colunas e 300 alinhamentos de pixéis sobre uma polegada quadrada que daria por conseguinte 90000 pixéissobre uma polegada quadrada. A resolução de referência de 72 dpi dá-nos um pixel de 1 " /72 (uma polegada dividida por 72) ou seja 0.353mm, correspondente um ponto pica (unidade tipográfica anglo-saxónica).

Mouse
Descrição
Pequena peça deslizante que serve para movimentar o cursor na tela, o que é facilitado pela sua movimentação sobre um apoio de borracha retangular denominado mouse pad.Com o mouse se pode apontar comandos na tela e ativá-los pressionando seu botão esquerdo, bastando o cursor estar sobre uma palavra ou figura que represente o comando.Disponibiliza quatro tipos de operações: movimento, clique, duplo clique e arrastar e largar (drag and drop). Permite executar as mais diversas funções: selecionar textos, redimensionar figuras, arrastar etc...
Funcionamento
Explicaro funcionamento dos mouses não é tão simples por um único motivo: não existe apenas um tipo de mouse. Há várias categorias disponíveis no mercado, mas esse artigo irá se concentrar apenas em dois: os mouses com esfera(popularmente conhecidos como "mouse de bolinha") e mouses ópticos (e sua variação, os mouses à laser).

Mas, antes de seguir com essas explicações, é conveniente ter uma...
tracking img