DISPOSITIVO PARA AVALIAR DESGASTES EM CORRENTES TRANSPORTADORAS

1404 palavras 6 páginas
PROJETO APLICADO – CONSTRUÇÕES MECÂNICAS
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA

DISPOSITIVO PARA AVALIAR DESGASTES EM CORRENTES
TRANSPORTADORAS
Curso: Engenharia Mecânica
Professor: Wilson Reis Junior
Alexandre Parussolo, Bráulio Furbino, Lucas Eduardo, Gabriel Nuzzi, Hugo Martins, Marcionélio Martins,
Ricardo Luciano, Pedro Henrique

Resumo - As correntes são elementos de máquinas utilizados para acionar um ou vários eixos, transmitindo potência ou transportando e movimentando cargas.
Devido à sua aplicabilidade, geralmente, são utilizadas em diversos processos e maquinários da indústria. Um dos fatores determinantes para sua aplicação deve-se ao fato do engrenamento entre os dentes da engrenagem e os elos da corrente não ocasionarem deslizamento. No entanto, seu uso apresenta algumas desvantagens, dentre elas, o desgaste por atrito, fadiga e a tensão superficial, podendo causar ruptura entre seus elos provocando parada da linha produtiva, danificando equipamentos periféricos e até causando acidentes graves. Assim, o artigo aborda um tópico de interesse especial acerca do seu funcionamento e otimização da utilização deste componente importante. O objeto deste trabalho é desenvolver um dispositivo que beneficie o sistema (máquina, conjunto de transmissão, etc.) através da análise de desgaste que a corrente virá a ter e a partir dessa informação, planejar com antecedência as paradas de manutenção resultando no maior aproveitamento da produção. Palavras-chaves  corrente; transmissão; desgaste; máquinas; elementos.

1. Introdução
Desde a sua invenção, a transmissão por corrente (particularmente, corrente de rolos) é muito utilizada na indústria, sendo aplicada normalmente em situações em que as transmissões por meio de engrenagem ou correias não sejam possíveis. Tem como
Página 1 de 7

vantagem, a possibilidade de transmitir grandes quantidades de energia, e consequentemente, são mais utilizadas em sistemas pesados.
Embora se destinem quase que

Relacionados