Dispneia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Dispnéia
Conceito:
É um sintoma que traduz a dificuldade para respirar e também um sinal, visto que a observação médica pode detectar o esforço do paciente na execução dos movimentos respiratórios. (Benseñor, 2002)
É um dos sintomas mais importantes dos portadores de cardiopatias e significa sensação consciente e desagradável do ato de respirar. (Porto, 2012)
Formas semiológicas:
1.Subjetiva = dificuldade respiratória sentida pelo paciente
2. Objetiva = dificuldade que se evidencia pela aceleração dos movimentos respiratórios (taquipneia) e pela participação ativa da musculatura acessória da respiração (músculo do pescoço na inspiração e músculos abdominais na expiração).
Classificação quanto à duração:
Dispnéia aguda é a que tem início súbito , frequentemente pormanifestação de doenças graves. O paciente procura o médico em torno de horas ou poucos dias. As principais causas são: ICC (26%), asma (25%) e DPOC (15%).
Dispnéia crônica é a que possui duração superior a um mês. Os fatores que aumentam sua prevalência são obesidade, tabagismo e presença de transtornos psiquiátricos. As principais causas são: insuficiência cardíaca, asma, DPOC e doenças intersticiais.Classificação quanto a origem:
Dispneia psicogênica = tem interferência do sistema límbico. Pacientes ansiosos ou com transtorno do pânico queixam-se dispneia com hiperventilação. A síndrome da hiperventilação em pacientes ansiosos: dispneia, palpitações, dor torácica, sensação de “bolo/bola” na garganta ou no peito, tremores, parestesias, “dedos fechados” e flexão de punho. Denominada “dispneiasuspirosa”. Apresentam sintomas que se assemelham ao de pacientes com obstrução de vias aéreas. Sintoma de intensidade flutuante e não-progressiva. Paciente com doenças pulmonares tem maior incidência (10%). As doenças pulmonares geralmente associadas são: DPOC, asma, hipertensão pulmonar, disfunção de cordas vocais, edema pulmonar e apnéia do sono.
Dispneia por descondicionamento = pessoas queestão descondicionadas apresentam ao iniciar um programa de exercícios físicos, mesmo que leves. Devem ser solicitados exames complementares para descartar a presença de comprometimento pulmonar ou cardíaco.
Dispneia de origem cardíaca = em pacientes cardiopatas a dispneia desencadeada por esforço decorre de elevação da pressão capilar pulmonar (hipertensão pulmonar), que se estabelece peloaumento da pressão no átrio esquerdo decorrente da disfunção ventricular esquerda. Resulta em diminuição da complacência e aumento da resistência das vias aéreas, que reduzem o volume corrente e aumentam o trabalho respiratório. Informações importantes para este diagnóstico: AP de hipertensão, diabetes, insuficiência coronariana e febre reumática na infância; historia de dispneia progressiva, ortopnéia,dispneia paroxística noturna, palpitações associadamente a sintomas de edema progressivo de membros inferiores mais vespertino, aumento do volume abdominal, dor em peso em hipocôndrio D por hepatomegalia e distensão aguda da capsula de Glisson; presença de crepitações pulmonares, sibilos, desvio do ictus para a esquerda e presença de terceira bulha (comprometimento VE descompensado –patognomônico).
Dispneia de origem pulmonar = decorrente a doenças obstrutivas de vias aéreas proximais (aspiração de corpos estranhos ou reação alérgica com formação de edema) ou distais, doenças com comprometimento dos alvéolos, obstrução vascular, alterações de caixa torácica ou de musculatura respiratória. O paciente apresenta aumento da FR, utilização da musculatura acessória respiratória, tiragemsupraclavicular e intercostal, cianose e com sudorese intensa, estridor laríngeo e roncos; em casos alérgicos ainda pode apresentar edema facial bilateral com rubor e calor local.
Tipos de Dispnéia:
Os dados da anamnese permitem reconhecer os seguintes tipos de dispneia:
- dispneia de esforço;
- dispneia de decúbito (ortopnéia);
- trepopnéia;
- platipnéia;
- dispneia paroxística noturna;
-...
tracking img