Display de 7 seguimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2100 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Contador com 2 displays 7-segmentos multiplexado


Esta atividade contempla a utilização do display de 7-segmentos para o desenvolvimento de um contador de 0 a 99 com as seguintes funcionalidades:

 Contagem de 0 a 99;
 Contagem crescente e decrescente através das teclas P3.0 e P3.1 (por pulso);
 Função de zerar a contagem através de P3.2.
Observe o circuito abaixo:Figura 1.1 – Acionamento do display 7-segmentos multiplexado


No circuito da figura 1.1 note que os displays estão com os pinos dos segmentos interligados (A, B, C, D, E, F e G). Aparentemente, este tipo de ligação fará com que ambos displays exibam a mesma informação, e numa primeira impressão seria impossível exibir valores diferentes em cada display.

Entretanto,observe que o pino COMUM de cada display é conectado nos pinos P2.0 e P2.1, permitindo ao 8051 controlar o acionamento de cada display individualmente. A técnica da multiplexação, empregada neste circuito consiste em ativar apenas um display de cada vez, numa alternância tão rápida entre o acionamento do display da unidade e o display da dezena, dando a impressão de estão acionados ao mesmo tempo.Neste projeto faremos com que o Arduino leia caractere do teclado e mostrar o número correspondente da tabela ASCII pelo display de 4 dígitos! O display de 7 segmentos de 4 dígitos contém 16 pinos com anodo comum.





PROJETO CIRCUITO BINÁRIO CONTADOR DE 00 ATÉ 99

DECODIFICADOR DE SETE SEGMENTOS

Um display de sete segmentos é usado como forma de exibir uma informaçãonumérica sobre as operações internas de um dispositivo. Na Figura 01 é mostrado um esquemático do decodificador com o display, sendo quatro pinos para a entrada e sete saídas.






Para representar os números de 0 a 9 são necessárias quatro entradas (4 bits), sendo que para cada sequência de bits de entrada, certos segmentos devem ser acesos. Por exemplo, para o número 0 aparecer nodisplay (equivalente a uma entrada 0000), todos os segmentos devem ser acesos menos o g. Como os números de 10 a 15 não são utilizados, as saídas são indiferentes sendo representadas por X. Na Tabela 01 é apresentada a tabela verdade do decodificador.



Tabela 1 – Tabela Verdade do decodificador de sete segmentos, números do intervalo do 10 ao 15 não podem ser mostrados pela limitação desímbolos, sendo eles com estado indiferente X.

Tendo a lógica do circuito, ou seja, os estados da saída em função da entrada desejável, são possíveis à criação de um circuito lógico utilizando a ferramenta do mapa de Karnaugh. A lógica para cada segmento está listadas abaixo.


a- A + BD + B+D
b- B + CD + C+D
c- B+C+D
d- A+CB+CD+B+D+BCD
e- CD+B+D
f- A+BC+BD+C+D
g- A+BC+BD+BC



3 LATCH
Olatch é um circuito eletrônico digital que implementa uma célula de memória. A sua função é assegurar o estado anterior, até que venha uma mudança. Sendo assim, a sua saída sempre será um quando a sua entrada for um e sempre será zero na saída quando for zero na entrada. No circuito do latch existe o sinal do clock que ditará o tempo de refresh do estado do latch. Por sua vez esse tempo deve sermuito menor que o tempo que rege o circuito, para assegurar o estado até a próxima transição.
No circuito será colocado um latch para cada saída do decodificador, o que evitará picos para a tensão máxima como para a tensão mínima no meio do estado. Na Figura 02 está demonstrado o esquemático do latch que contem duas portas de transmissão e quatro inversores, sendo dois pares idênticos com cada umdo para com tamanho diferente. Na figura o inversor I1 é igual ao inversor I3 que são sei vezes maiores que os inversores I2 e I4, que por sua vez são iguais.


Figura 2- Circuito do Latch, contendo portas de transmissão e inversores, de dois tamanhos distintos.
O circuito é controlado pelo clock. Quando ocorre uma subida no sinal de clock, o dado de entrada (D) deve ser armazenado na saída...
tracking img