Dispersão coloidal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (641 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

As dispersões coloidais são misturas heterogêneas, compostas por dispersante e disperso, o dispersante é o equivalente ao solvente e o disperso é o equivalente ao soluto.
Aspartículas dispersas não se sedimentam, nem podem ser filtradas por filtração comum, tais partículas são chamadas de colóides. As partículas coloidais possuem tamanho médio entre 1 a 100 nanômetros (nm = 10-9cm).
Existe outro tipo de mistura heterogênea que são as suspensões, elas parecem dispersões coloidais, porém suas partículas têm dimensões superiores a 100nm. É o caso do leite de magnésia e damistura formada entre água e areia.
As partículas coloidais podem ser formadas por até milhares de átomos ou moléculas (o caso do leite, por exemplo: o dispersante é a água e o disperso, a partículadispersa, é a caseína, uma proteína). Entre os produtos que conhecemos muitos são dispersões coloidais como: leite, maionese, creme chantilly, rubi, neblina, fumaça, queijo, safira, espuma de sabão,geléias, gelatina pronta, cremes hidratantes, entre outros.

DESENVOLVIMENTO

As misturas de substâncias não são todas iguais. Por exemplo, quando dissolvemos açúcar no chá, o açúcar já não se separado chá, nem mesmo usando filtros superfinos ou centrifugadoras extremamente potentes. As estas misturas chamamos soluções.
Por outro lado, o sumo de laranja recém espremido é também uma misturaaparentemente homogênea. Porém, se esperarmos um pouco, a polpa da laranja deposita-se no fundo do copo sob a ação da gravidade. A estas misturas chamamos suspensões.
Existe ainda um terceiro tipo demisturas, onde as substâncias não se separam sob a ação da gravidade, mas onde é possível separá-las usando filtros extremamente finos ou centrifugadoras extremamente potentes. O leite é uma dessasmisturas. A este tipo de misturas chamamos colóides. Esta diferença resulta da diferença de tamanhos das partículas suspensas e o tamanho das partículas é usado como critério na definição dos...
tracking img