Disperdicio de água

Páginas: 5 (1146 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2011
Desperdício de Água
A escassez de água doce e de qualidade para consumo , 70% da superfície do planeta é coberta por água.
Quase toda a água que existe na Terra (97,5%) é salgada e está nos oceanos, sendo imprópria para o uso agrícola e industrial. (UNESCO)
Apenas 2,5% da água do nosso planeta é doce e a maior parte está em geleiras..
Em relação ao saneamento básico, 75% da populaçãobrasileira tem coleta de esgoto, o que exclui cerca de 43 milhões de pessoas. Apenas 32% do esgoto produzido no país recebe tratamento, segundo diagnóstico do Ministério das Cidades (dez. 2006). O lançamento de esgoto não tratado em rios, córregos e mares são uma grande ameaça à saúde pública.
A demanda de consumo de água pelo homem moderno vem aumentando. O uso da água triplicou de 1950 para cá.
Apopulação mundial em 1820 era de 1 bilhão de habitantes, 2 bilhões em 1930, 3 bilhões em 1960, 4 bilhões em 1974, 5 bilhões em 1988, 6 bilhões em 2000 e 6,5 bilhões em 2006.
A poluição ambiental é um dos principais fatores que colaboram com a degradação dos recursos hídricos do país.
Os rios são poluídos por agrotóxicos, resíduos industriais, resíduos de lixões e lançamento de esgoto doméstico semtratamento.
Desmatamento das margens dos rios faz com que o solo fique desprotegido e sem árvores, a água das chuvas escoa rapidamente para os rios, causando enchentes e arrastando detritos que podem obstruir o leito dos rios.
Favelas e loteamentos clandestinos crescem às margens dos rios e represas, poluindo os reservatórios e ameaçando a saúde de todos.
A irrigação para cultivos agrícolasatualmente responde por mais de dois terços de toda a água retirada de lagos, rios e reservatórios subterrâneos, segundo a FAO-ONU.
Ao desperdiçar comida, desperdiça também a água usada para produzi-la.
Nas lavouras são utilizados métodos de irrigação pouco eficientes que desperdiçam muita água.
Os agrotóxicos utilizados na agricultura são compostos químicos venenosos, cujos resíduos podemprovocar várias doenças. Alguns não se degradam cotaminando por muito tempo, a água, o subsolo e o ar.  
A pecuária demanda grandes quantidades de água, com a manutenção do rebanho, na fase do abate, no preparo agroindustrial dos cortes e na oferta de produtos derivados, tais como leite e ovos, segundo o CNRH - Conselho Nacional de Recursos Hídricos.
A indústria é a segunda maior consumidora daágua doce disponível. Além do desperdício e da falta de técnicas modernas de reúso de água, o lançamento de efluentes industriais não tratados nos rios comprometem a vida dos peixes e outras formas de vida. 
O alto consumo doméstico de água acaba gerando muito esgoto, que quando não tratado, polue os rios.
O Brasil possui a maior reserva de água doce do mundo e é um grande desperdiçador de águapotável. Parte da água tratada que sai das redes distribuidoras não chega ao consumidor final por motivo de vazamento ou redes clandestinas. A água sai através de tubulações e canos mal conservados que se rompem ou é desviada.
Ação Global
A crise da água e do saneamento é, acima de tudo, uma crise dos pobres. Segundo a ONU, a maioria dos países dispõe de água suficiente para satisfazer asnecessidades domésticas, industriais, agrícolas e ambientais. O problema está na gestão.
O relatório (RDH, 2006) defende um Plano de Ação Global, liderado pelos países do G8, que concentre os esforços para a mobilização dos recursos e coloque a água e o saneamento no centro da agenda de desenvolvimento.
Um ponto crucial para essa ação seria a adoção da água como um direito humano básico.
Osgovernos deveriam ter como objetivo mínimo um gasto de 1% do PIB para água e saneamento.
Os países desenvolvidos precisam elevar sua contribuição para solucionar esta crise emergencial.
Água limpa e saneamento estão entre os mais eficientes remédios preventivos para reduzir a mortalidade infantil.
A tecnologia
O arquiteto brasileiro André Santos Silva tomou um susto ao recebem em casa uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • disperdicio
  • disperdicio
  • disperdicio
  • Os 7 disperdicios
  • Disperdicio de alimentos
  • Os 8 tipos de disperdícios
  • Projeto de gerenciamento de disperdiçios
  • Fome e Disperdicio de Alimentos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!