Dispensação de medicamentos antimicrobianso

494 palavras 2 páginas
Diabetes Mellitus

Diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, porém quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde.
Existem alguns tipos de Diabetes:
- Diabetes mellitus tipo 1 – Ocasionada pela destruição de uma célula do pâncreas (onde é fabricada a insulina) geralmente por decorrência de doença auto-imune (ocorre quando o sistema de defesa perde a capacidade de reconhecer o que é “original de fábrica”, levando à produção de anticorpos contra as células, tecidos ou órgãos do próprio corpo) ocasionando uma deficiência absoluta da insulina.
- Diabetes mellitus tipo 2 – Provocada por um estado de resistência à ação da insulina, associado a uma deficiência de sua secreção.
- Diabetes gestacional – Diagnosticada durante a gravidez sem sintomas anteriores de aumento da glicose.
- Outros tipos que representam 5% de todos os casos diagnosticados, como por exemplo quadro associado a desordens genéticas, doenças pancreáticas, uso de medicamentos, drogas ou outras doenças endócrinas (é toda doença que tem a ver com hormônios)
A doença é provocada pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina, levando a sintomas agudos e a complicações crônicas características.

Os sintomas do aumento da glicemia são:
- Sede excessiva
- Aumento do volume da urina
- Aumento do número de micções
- Surgimento do hábito de urinar à noite.
- Fadiga, fraqueza, tonturas.
- Visão borrada.
- Aumento do apetite.
- Perda de peso.
Estes sintomas podem se agravar levando a complicações severas como a cetoacidose diabética (no DM tipo I) e coma hiperosmolar ( no DM tipo II). Os sintomas das complicações severas envolvem queixas visuais, cardíacas, circulatórias, digestivas, renais, urinárias, neurológicas, dermatológicas e ortopédicas, entre outras.

Tratamento da Diabetes significa manter uma vida saudável, evitando as complicações que surgem

Relacionados